Lockdown é a medida mais rígida adotada durante situações extremas, como uma pandemia.
Diante do avanço da covid-19 em todo país, alguns estados e municípios avaliaram que as regras de distanciamento social não têm sido suficientes e aumentaram a restrição à circulação de cidadãos, decretando o chamado lockdown. Em Dourados, o decreto n°400, determinou o fechamento total da cidade, sendo que durante os dias de 4 a 12 de junho apenas os serviços considerados essenciais puderam realizar suas atividades.
Na enquete realizada pelo Dourados Informa, “Você acha que com o 'lockdown' os casos de Covid-19 diminuirão em Dourados?”, 54% dos leitores não acreditam que essa seja a solução para a diminuição dos casos de covid. Já 46% acreditam que a medida mais restritiva é uma saída para conter o vírus.
O que os dados mostram?
Segundo dados divulgados pela Vigilância Epidemiológica de Dourados, entre a 22ª e a 23ª semana epidemiológica, fechada no dia 13 de junho, a média móvel de casos positivos da doença caiu de 209,57 para 99,43 – redução de 53%.
A média móvel de mortes também caiu nos últimos sete dias, de 5 mortes por dia para 2,57 – queda de 48,6%. Foram 37 mortes na semana anterior e 19 óbitos na semana fechada ontem (13).