A Prefeitura de Dourados, por meio da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), órgão responsável pelo trânsito e mobilidade urbana, intensificou ao longo do ano de 2025 um amplo conjunto de ações voltadas à segurança viária, fiscalização, organização do tráfego e melhoria da sinalização em toda a cidade. A Agetran chega ao final do primeiro ano da gestão Marçal Filho com importantes avanços no sistema viário e com uma presença cada vez maior no cotidiano do município.
A diretora-presidente da Agência Municipal de Trânsito e Transporte, Rosana Fátima Ramos Gonçalves, destaca que o foco é trabalhar em sintonia com as demais secretarias municipais, sobretudo com a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos que tem uma identidade muito marcante com a Agetran. “A determinação do prefeito Marçal Filho é para que seja priorizada a atuação conjunta, otimizando resultados e melhorando a vida das pessoas”, ressalta Rosana.
No total, foram realizados 235.920.000 metros quadrados de vistorias, assegurando melhores condições de circulação para motoristas, ciclistas e pedestres. Além disso, 21 empreendimentos solicitaram análise de projetos de sinalização viária e 14 empreendimentos passaram por avaliação para emissão de parecer de alvará de funcionamento junto ao Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano (CMDU). Outros oito empreendimentos tiveram a sinalização viária executada vistoriada.
O trabalho técnico também incluiu contagem volumétrica de veículos em cinco cruzamentos, subsidiando estudos para melhorias no fluxo urbano. Na área de sinalização, foram implantadas 588 placas de regulamentação e advertência, 28 placas de indicação, além da pintura de 23 pontos de ônibus e instalação de seis pontaletes. Ao todo, foram executados aproximadamente 7.400 metros quadrados de pintura viária, com a implantação de 1.199 tachas refletivas.
A modernização do sistema semafórico avançou com a revitalização de oito cruzamentos, incluindo pintura, e a instalação de quatro novos semáforos em pontos estratégicos da cidade, como na Avenida Décio Martins Capilé com a Via Parque e na Avenida Marcelino Pires com a Rua Sete de Setembro. Também houve substituição da estrutura semafórica em três cruzamentos, ampliando a segurança e a eficiência do controle de tráfego.
No campo da fiscalização e do atendimento à população, foram realizadas 15 blitzes, com 420 abordagens a veículos, além do atendimento a 425 denúncias de estacionamento irregular. O patrulhamento viário somou 600 ações, enquanto as rondas escolares chegaram a 420 atendimentos, garantindo mais segurança no entorno das unidades de ensino.
Destaque ainda para a Operação Travessia Segura, na MS-156, com 512 ações realizadas às quartas e quintas-feiras, e para o atendimento a 225 sinistros de trânsito. As equipes também prestaram apoio e organização do tráfego em 24 eventos culturais e em 18 corridas de rua e passeios ciclísticos, além do acompanhamento de cortejos e da segurança viária em oito jogos oficiais de campeonatos de futebol.
O trabalho integrado incluiu ainda bloqueios e canalizações viárias para execução de obras e pintura, além de apoio direto a diversas secretarias municipais, como a de Serviços Urbanos (Semsur) de Saúde (Sems), de Cultura, a Defesa Civil e o Instituto do Meio Ambiente (Imam). Em parceria com a Guarda Municipal, foi realizada a formação em pilotagem de motocicletas, no curso de motociclista/batedor, entre os dias 10 de novembro e 5 de dezembro, além de capacitação em pilotagem de drone, fortalecendo a qualificação técnica das equipes. As ações reforçam o compromisso da administração municipal com a segurança no trânsito, a fluidez viária e a preservação de vidas, por meio de planejamento, fiscalização e investimentos contínuos em mobilidade urbana.