O novo secretário de educação de Dourados, Carlos Vinícius da Silva Figueiredo, tomou posse na manhã desta sexta-feira (1º), durante cerimônia na Escola Municipal Loide Bonfim Andrade, no Jardim Água Boa, na presença do prefeito Alan Guedes, secretários municipais, vereadores e da ex-secretária Ana Paula Benitez Fernandes, que retorna ao cargo de diretora da E.M. Luiz Antônio Alvarez Gonçalves. Posteriormente, deverá concorrer ao cargo de vereadora.
Diretor do Campus Dourados do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul), o professor Carlos Vinicius ressaltou a importância de envolver as famílias na educação e tomou sua história como exemplo, sendo o filho de um funileiro que não pode concluir o ensino médio. “O filho do funileiro se tornou doutor e hoje o filho do funileiro se tornou secretário de Educação. A educação é família e a família somada à escola é igual a sucesso acadêmico”, ressalta.
O novo secretário também pontuou a importância de estabelecer parcerias entre a Semed, o Governo do Estado, universidades públicas e privadas de Dourados e o IFMS, para garantir educação de maior qualidade e mais oportunidades para os alunos da Rede Municipal de Ensino.
“Estou muito feliz e com o objetivo de sempre contribuir para a nossa educação no município de Dourados. O objetivo maior e imediato é atender as vagas, atender aos alunos de educação especial e atuar diretamente em parceria com o Governo do Estado, para que a gente consiga trabalhar de maneira conjunta e fazer com que a educação de Dourados seja referência dentro de Mato Grosso do Sul”, disse.
Carlos Vinícius da Silva Figueiredo é professor de Língua Portuguesa e Língua Inglesa do IFMS Campus Dourados. Doutorado em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com pesquisa realizada na Texas University (Estados Unidos). Graduação e Mestrado em Letras pela UFMS em Três Lagoas. Magistério pelo CEFAM-JALES. Integrante do Programa de Estágio Brasil-Canadá em Educação Profissional e Pesquisa Aplicada no Seneca College. Tem experiência em Gestão Escolar e Letras, atuando nos seguintes temas: gestão, identidade, fronteira, subalternidade, Clarice Lispector e Gloria Anzaldúa. Foi Diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão do Campus Coxim. Atualmente é diretor geral do Campus Dourados (agora licenciado). Autor do livro: O direito ao grito: a hora do intelectual subalterno em Clarice Lispector.