O prefeito Alan Guedes participa do Programa Cidade Empreendedora do Sebrae. Nesta edição, o programa oferece mentoria aos prefeitos que participam do programa em Mato Grosso do Sul. Ao todo, o programa terá 15 meses de duração e os líderes do Executivo serão acompanhados por dois consultores do Sebrae, que também já atuaram à frente de prefeituras.
A mentoria permite a troca de experiências, além de auxiliar os prefeitos na solução de problemas e implementação de boas práticas. “Toda troca de experiências é positiva e aprendemos com a experiência do outro e podemos trazer para Dourados ações que trazem resultados positivos. Nossa intenção é fazer o melhor trabalho possível, para que o nosso município cresça cada vez mais”, destacou o prefeito Alan Guedes.
Um dos consultores do Sebrae é o ex-prefeito de Maringá (PR), Silvio Barros, que liderou o executivo por dois mandatos consecutivos (2005-2012) e ganhou diversas premiações na área do empreendedorismo. Atualmente, Silvio atua nas áreas de planejamento, construção de cenários futuros e estratégias para o contexto pós-pandemia.
Outro mentor é Fábio Schroeter, ex-prefeito de Campo Verde (MT). Ele também permaneceu no cargo por dois mandatos (2013-2020) e, enquanto gestor, aderiu ao Cidade Empreendedora. Por meio do programa, desenvolveu iniciativas que se tornaram modelo e são replicadas em diversos municípios do país, como o projeto Recicla Verdinho.
Atendimento personalizado
Como mentores, Silvio e Fábio atuam de forma personalizada junto aos municípios e visitam as cidades para identificar os desafios enfrentados. No mês de julho, por exemplo, Silvio esteve em Dourados, Maracaju, Rio Brilhante, Nova Alvorada do Sul e Nova Andradina. Já no início deste mês, entre os dias 3 e 6, participou de reuniões em Sonora, Rio Verde, Costa Rica, Chapadão do Sul e Ribas do Rio Pardo. A próxima agenda do consultor será no fim de agosto, quando deve visitar Terenos, Corumbá, Porto Murtinho e Jardim.
“Há uma conversa com os prefeitos para entender o que cada uma precisa e, apesar das particularidades de cada cidade, percebemos que existem desafios em comum, como a necessidade de construir um planejamento econômico para promover a geração de emprego e a atração de novos negócios; além do próprio planejamento urbano para organização do crescimento do município, e da parte da sustentabilidade e meio ambiente. Trabalhamos em conjunto para ajudá-los a adotar boas alternativas”, pontuou Silvio.
De acordo com Fábio, em algumas situações, o atendimento vai além do prefeito em si. Responsável por acompanhar os líderes do executivo em Amambai, Bandeirantes, Paraíso das Águas, Selvíria, Inocência, Camapuã e Jaraguari, o consultor reforça que o trabalho também envolve a equipe como um todo.
“Quando existe a vontade em implantar um novo projeto, por exemplo, o prefeito precisa de apoio. Então, a gente também conversa com os técnicos, fazemos reuniões com as secretarias para tentar entender o funcionamento e como todos podem contribuir”, esclareceu Fábio.
Serviço: Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800.