Secretaria Municipal Especial de Ações Integradas deve ser diretamente subordinada ao gabinete do prefeito de Dourados
O prefeito de Dourados, Alan Guedes (PP), enviou projeto de lei complementar à Câmara de Vereadores com pedido de autorização para criar a Secretaria Municipal Especial de Ações Integradas.
Segundo a proposta, essa nova pasta será diretamente subordinada ao gabinete do chefe Executivo e fará o papel de “maestro na orquestra” no primeiro escalão.
Conforme revelado pela Coluna Antenado de 8 de março, o ex-secretário municipal de Fazenda, Everson Leite Cordeiro, que atualmente está lotado como Assessor Especial I no gabinete do mandatário, deverá assumir essa função.
Entre as funções que a Secretaria Municipal Especial de Ações Integradas desempenhará, o Projeto de Lei Complementar nº 05 de 4 de abril de 2023 descreve “coordenar alinhamento institucional à estratégia governamental” e “atuar como responsável pelo gerenciamento das ações de trabalho do governo municipal e suas estruturas operacionais”.
A administração municipal assegura que não haverá aumento de despesas da máquina pública, mas aponta necessidade de abrir créditos adicionais suplementares em mais 2% sobre o valor do Orçamento do Município para adequar as estruturas administrativas, além de pedir autorização para transformar um cargo de Assessor Especial, símbolo DGA-01, em um cargo de Secretário Municipal, símbolo DGA-01.
Na justificativa, o prefeito pontua que a Secretaria Municipal de Ações Integradas deverá “atuar como um maestro na orquestra, na coordenação do alinhamento das instituições da administração municipal à estratégia governamental, dinamizando ações executivas, de modo a incrementar o desenvolvimento dos programas e projetos estruturantes como o plano de governo e o planejamento estratégico, estabelecendo prioridades de execução para entrega na agenda programática, entre outras”.