Alunos da Escola Estadual Vilmar Vieira de Matos fazem protesto nesta segunda-feira (28) para cobrar lugar melhor para frequentar as aulas. Desde o início do ano letivo, eles estão estudando em salas improvisadas na quadra de esportes do CSU (Centro Social Urbano) por causa da reforma da escola, localizada na Rua Manoel Rasselen.
Os estudantes definem a situação como “insuportável”, por causa do barulho e do calor dentro da quadra de esportes, onde as salas foram improvisadas com divisórias. O Vilmar tem pelo menos 1.300 alunos de ensino fundamental e médio nos três períodos.
“Muito barulho, os professores não conseguem explicar as matérias, os alunos não conseguem entender. A situação é muito crítica, em dias de calor tem aluno que passa mal. Em dias muito quentes, os professores levam os alunos para o lado de fora, para fazer prova”, afirmou estudante durante o protesto.
Em maio deste ano, a Secretaria Estadual de Educação informou que a escola Vilmar passa por reforma com investimentos de R$ 3,1 milhões e que naquele momento não era possível estipular prazo para conclusão da obra.
A pasta alegou que a quadra do CSU foi indicada pela própria comunidade escolar, devido à falta de espaço adequado para aluguel. Também prometeu que uma equipe de engenharia iria avaliar a necessidade de novas intervenções na escola improvisada, mas os estudantes afirmam que nada foi feito.