Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, alunos do projeto “Bombeiros do Amanhã” tiveram aula diferente nesta terça-feira (7) em Dourados. Profissionais de diversas aulas da segurança pública participaram do curso, para falar de suas profissões.
Participaram da aula a titular da DAM (Delegacia de Atendimento à Mulher) Ana Cláudia Pimentel Malheiros Gomes, a guarda municipal Camila Coimbra, a 2ª tenente bombeira Camila, a policial militar ambiental Aline Barros, a policial militar Tayara, as policiais rodoviárias federais R. Paim e Ana Ramos, a escrivã da Polícia Federal Heloise, as policiais penais Josy e Thais, além de representantes do Exército.
Durante a aula, as profissionais da segurança pública e da defesa compartilharam com os alunos um pouco de suas rotinas, vivências, dificuldades enfrentadas no dia a dia e particularidades de cada profissão. Também deram testemunhos de superação para conquistarem espaço em ambiente até então dominado por homens.
“Sem sombra de dúvidas, foi um dos dias mais importantes e engrandecedor que o Projeto Bombeiros do Amanhã em Dourados já vivenciou. As alunas e alunos ficaram encantados e motivados a lutarem por seus sonhos através dos testemunhos ouvidos. Isso nos enche de alegria e esperança em relação ao futuro se nossas crianças”, afirmou o subtenente Piveta, coordenador pedagógico do projeto em Dourados.
O “Bombeiros do Amanhã” foi criado em 1993 para atender adolescentes de 12 anos a 15 anos. No período em que permanecem na unidade, os alunos recebem noções básicas de combate a incêndio, primeiros socorros, aula de música, natação, informática, cidadania e acidentes domésticos. Em Dourados, são 65 alunos.