Secretaria Municipal de Educação de Dourados convocou hoje aprovados em processo seletivo para atribuição de aulas temporárias
Estudantes de pelo menos quatro escolas da Rede Municipal de Ensino de Dourados foram dispensados por falta de professores nesta segunda-feira (13), primeiro dia de aula do ano letivo de 2023.
Procurada pelo Dourados Informa para esclarecer essa situação, a assessoria de comunicação da prefeitura ainda não se manifestou a respeito.
No Diário Oficial do Município desta segunda-feira (13), a secretária municipal de Educação, Ana Paula Benitez Fernandes, expediu o Edital nº 18/2023/SEMED com a convocação de candidatos classificados no processo seletivo simplificado – Edital nº 138/2022/SEMED de 07 de dezembro de 2022 – para apresentação de documentos comprobatórios e atribuição de aulas temporárias.
O documento notificou interessados em ministrar aulas no ano letivo de 2023 “a comparecerem nos dias 13 e 14 de fevereiro de 2023, impreterivelmente no horário definido de acordo com cada área, para apresentação de documentos, atribuição de aulas e formação de cadastro de reserva, conforme o número de vagas existentes e ordem de classificação”.
Pais de crianças que foram dispensadas das escolas por falta de professores no primeiro dia de aulas do ano letivo criticaram a falta de planejamento da administração municipal durante o Programa Marçal Filho, da Rádio 94FM.
A reportagem apurou que houve dispensa de alunos por falta de professores nas escolas municipais Armando Campos Belo, Prefeito Luiz Antonio Álvares Gonçalves, Weimar Gonçalves Torres e Maria Conceição Angélica.
Nessa última escola, localizada no Jardim Guaicurus, que chegou a ser interditada pela Defesa Civil em setembro de 2021 por risco de queda do teto devido a avarias provocadas por cupins, faltou até cozinheira para preparar a merenda.
Com 46 escolas urbanas, rurais e indígenas, além de 39 Centros de Educação Infantil Municipal, os Ceim’s, a Rede Municipal de Ensino tem aproximadamente 33 mil estudantes matriculados.
De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, as aulas do primeiro semestre vão até o dia 14 de julho e as férias escolares começam no dia 17 e vão até 31 de julho. O retorno às aulas será no dia 1º de agosto, e o segundo semestre vai até 18 de dezembro.