Ana Vitória Rodrigues de Oliveira, 10, que tem diabetes, foi a primeira criança vacinada contra a covid-19 em Dourados. Na manhã desta terça-feira (18), ela foi levada pela mãe, Elizama da Silva Rodrigues de Oliveira, até o posto de saúde da Vila Santo André, onde recebeu a dose da Pfizer.
O prefeito Alan Guedes (PP) acompanhou o início da vacinação de crianças contra a doença. Dez crianças previamente agendadas foram as primeiras imunizadas. Outras dez serão vacinadas à tarde, no Parque das Nações I Plano.
“Se não fosse a medicina minha filha não estaria viva. Ela tem diabetes tipo 1, toma insulina. Agora, com a vacina, a gente fica mais tranquila até para levar para a escola”, disse Elizama.
O diretor do departamento de Atenção Primária, Vagner da Silva Costa, informou que pais e responsáveis por crianças de 5 a 11 anos podem procurar a unidade de saúde mais próxima e informar o interesse pela vacina.
Na primeira remessa, Dourados recebeu 1.100 doses pediátricas da Pfizer. Inicialmente serão vacinadas crianças de 5 a 11 anos com deficiência permanente ou com comorbidades, indígenas e quilombolas, além daquelas que vivem com pessoas com alto risco para evolução grave de Covid-19 (pessoas que tenham câncer, por exemplo).
Após o agendamento, que pode ser feito em qualquer posto de saúde do município, a vacinação será nas unidades dos Altos do Indaiá, Parque do Lago II, Santo André, Parque das Nações I, Jóquei Clube, Itahum, Vila Vargas, Indápolis, Vila Formosa e Residencial Ildefonso Pedroso.