Prefeito eleito se reuniu com Eduardo Riedel, com o secretário estadual de Saúde e com o ex-governador Reinaldo Azambuja
O prefeito eleito de Dourados, Marçal Filho (PSDB), não esperou a diplomação e nem a posse para começar a trabalhar em busca de solução para o principal problema da população douradense: a saúde pública.
Marçal foi a Campo Grande e se reuniu com o governador Eduardo Riedel (PSDB), com o secretário estadual de Saúde Maurício Simões Corrêa e com o ex-governador e presidente estadual do PSDB, Reinaldo Azambuja, para discutir exclusivamente medidas de curto prazo para colocar fim ao caos que se instalou na saúde pública em Dourados, onde centenas de pessoas buscam atendimento todos os dias e voltam para casa sem resposta do sistema público.
De pronto, Marçal Filho recebeu do governador a informação que o Hospital Regional de Dourados entrará em operação no início de 2025, assim como seu moderno Centro de Diagnósticos Médicos, que será equipado com o que existe de mais avançado na medicina.
"A gente vai trabalhar juntos para fazer com que a saúde chegue para todos os moradores de Dourados, com aumento na capacidade de atendimento e equipamentos de última geração num projeto para Dourados, que já está muito bem desenhado e consolidado", anunciou Eduardo Riedel.
O governador destacou a iniciativa do prefeito eleito Marçal Filho em buscar solução para a problemática da saúde pública antes mesmo de ser diplomado pelo Tribunal Regional Eleitoral. “Essa sintonia entre o gestor municipal e o governo do Estado é fundamental para levar qualidade de vida às pessoas e fico muito feliz em ver que você, Marçal, está preocupado com os moradores de Dourados”, ressaltou Eduardo Riedel. “Estaremos juntos na busca por soluções para todos os problemas, em especial para a melhoria no atendimento da população no que se refere à saúde pública humanizada e de qualidade”, finalizou o governador.
O secretário estadual de Saúde, médico Maurício Simões Corrêa, deixou claro que a Pasta será grande parceria de Marçal Filho na gestão do Sistema Único de Saúde no município.
“A Secretaria de Estado da Saúde está à disposição do município de Dourados para trabalharmos juntos e tenho certeza que com a entrada em funcionamento do Hospital Regional e do Centro de Diagnósticos vamos transformar a saúde de Dourados e de toda região", enfatizou Maurício Simões Corrêa. “Tudo que estiver ao alcance da Secretaria Estadual de Saúde para melhorar o sistema público em Dourados será feito”, concluiu o secretário.
Principal responsável pelo processo de municipalização da saúde pública em Mato Grosso do Sul durante os 8 anos em que governo o Estado, o ex-governador Reinaldo Azambuja afirmou que Marçal Filho está no caminho certo ao buscar parcerias para atender o município.
"É importante dialogar junto com o governador e você como prefeito eleito está buscando o diálogo em defesa da saúde da população de Dourados", enfatizou Reinaldo Azambuja. "Essa parceria com o governo do Estado vai garantir melhor atendimento, mais cirurgias eletivas, melhor estrutura para as Unidades Básicas de Saúde, enfim, vai atender muito melhor a população de Dourados", completou o ex-governador.
O prefeito eleito Marçal Filho, por sua vez, ressaltou que uma das atribuições que delegou à equipe de transição de governo é que levante o máximo de informação possível sobre a real situação da saúde pública em Dourados.
“De posse desses dados vamos poder elaborar um plano emergencial para ser colocado em prática nos primeiros dias de governo, de modo a amenizar o sofrimento das pessoas que buscam atendimento nas unidades de saúde e não encontram”, explicou Marçal Filho. “Fui eleito com a maior votação da história de Dourados com o compromisso de cuidar das pessoas e será justamente isso que farei desde meu primeiro dia de mandato”, finalizou.