Mato Grosso do Sul está enfrentando uma onda de calor e também alerta vermelho, que aponta para o tempo extremamente seco, com umidade do ar na máxima de 12%, segundo publicação do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) nesta sexta-feira (16/8).
Diante desse ‘caldeirão’ e dessa ‘secura’, a orientação dos órgãos de saúde é que a população redobre os cuidados, evite exposição ao sol nos horários mais quentes, assim como atividades físicas de alta intensidade em qualquer horário.
De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), a umidade do ar ideal para a saúde deve estar entre 50 e 60%. Por isso, quando o índice fica entre 21% e 30%, já é decretado o estado de atenção. Já na faixa de 12% para baixo, a população deve tomar mais cuidados.
Até quando vai a onda de calor
A onda de calor no Estado teve início às 12h de hoje, e segue até o referido horário, mas da próxima segunda-feira (19/8), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia. Na prática, significa que nesses dias a temperatura deve ficar até 5°C acima da média, lembrando que o inverno ainda não acabou.
Previsão do tempo para Dourados
No sábado (17/8), a previsão é de sol com algumas nuvens, mas nada de chuva. O dia começa com mínima de 21ºC e a máxima chega aos 38ºC. No domingo (19/8), o que muda são as temperaturas, 24ºC e 39ºC, respectivamente.