O vereador foi mais longe e questionou se a EPX Parking não estaria dando bonificações aos monitores por quantidade de multa aplicada
As críticas dos usuários do sistema de estacionamento rotativo/parquímetro podem finalmente gerar uma medida mais efetiva por parte da Câmara Municipal, que aprovou em 2005 a Lei Nº 2.822, que autorizou a Prefeitura a “instituir, nos locais de estacionamento denominados “Zona Azul”, sistema de pagamento do preço público com a utilização de parquímetros eletrônicos multi-vagas, e dá outras providências”.
A eventual CPI dever investigar sobretudo o cumprimento da Artigo 13 da Lei que autorizou a concessão. “A empresa concessionária deverá se incumbir, sem ônus para o Município, de fornecer, instalar e conservar os equipamentos empregados, realizar todas as obras, inclusive as sinalizações viárias pertinentes, bem como contratar e manter às suas expensas e responsabilidade todo o pessoal envolvido, que se fizerem necessários à operação da concessão”.
“Você não encontra os funcionários para comprar o crédito, vai fazer suas obrigações e quando volta ao carro, a multa está lá. Está chegando às casas das pessoas cinco pontos a menos na carteira de motorista e mais de 156 reais para pagar. Não podemos assistir calados aqui esse descalabro da falta de atenção da empresa que explora esse serviço e que está brincando com a nossa inteligência. Se falta pessoas, contrate mais pessoas. Onde estão essas pessoas? Onde você encontra os créditos para comprar, para resolver?", questionou há poucos dias o vereador Marcelo Mourão, que pediu ao prefeito Alan Gudes para “escorraçar” a empresa da cidade. O vereador foi mais longe e questionou se a EPX Parking não estaria dando bonificações aos monitores por quantidade de multa aplicada.
Quando vereador, o atual prefeito Alan Guedes sempre foi um crítico da qualidade dos serviços prestados pela concessionária/operadora dos estacionamentos. Em março do ano passado, por exemplo, Alan disse que estava recebendo inúmeras reclamações sobre a forma como os serviços estão sendo prestados e que não estão agradando a população. Além da falta de funcionários suficientes para realizarem os trabalhos de atendimento, outro fato facilmente contatável é a falta de manutenção das vagas. Algumas já com toda a camada de calçamento “esfarelada” ou com buracos e desníveis
Em fevereiro de 2016, quando a prefeitura contratou, por licitação, a Parking, a empresa prometeu oferecer uma estrutura moderna, com monitoramento de vagas e compra de crédito pessoalmente ou via internet, facilitando a vida do condutor de veículos da cidade e a fiscalização.