Maioria das ocorrências envolve alagamentos, mas houve ainda quedas de árvores na Avenida Marcelino Pires
A chuvarada que cai sobre Dourados desde quinta-feira (2) tem causado danos em diferentes pontos da cidade. Segundo a Defesa Civil, o volume pluviométrico já supera 70 milímetros e a maioria das ocorrências envolve alagamentos. Houve ainda quedas de árvores na Avenida Marcelino Pires.
Vídeos obtidos pelo Dourados Informa mostram a enxurrada na comunidade Santa Felicidade, uma área de ocupação irregular nas proximidades do Jóquei Clube.
Presidente da associação dos moradores do local, Teodora Cesar Pinto informou que parte das mais de 200 famílias residentes em área de risco perdeu forro de cama, coberta, roupa e alimento.
“A gente desceu ontem com a Defesa Civil e até abriu um buraco, desceu um pouco de água, mas não resolveu. Não tem muito o que fazer porque precisa que a prefeitura faça o escoamento, passe uma máquina”, disse.
Segundo o coordenador da Defesa Civil de Dourados, Rodrigo Vitorino da Cruz, pelo menos 11 moradias foram afetadas na localidade desde a noite de ontem e a intenção é enviar uma máquina ao local ainda nesta sexta-feira (3) para fazer o escoamento da água.
“A Defesa Civil desde no início da chuva está trabalhando incansavelmente para atender esses chamados”, garantiu.
Além da comunidade Santa Felicidade, houve atendimento em conjunto com o 2º GBM (Grupamento de Bombeiros Militar) a moradores de uma casa no Cachoeirinha, e outra residência Jardim São Francisco, na Avenida Weimar Gonçalves Torres.
“Hoje recebemos chamada por queda de árvore na Marcelino Pires com João Rosa Góes e outra na frente da Bike.com. Já estou viabilizando a retirada da árvore”, relatou o coordenador da Defesa Civil. “No Jardim Jequitibás tem um ponto de empoçamento também”, acrescentou.
De acordo com a Embrapa Agropecuária Oeste, a estação agrometeorológica em atividade na sede, região sul de Dourados, registrou 39.6 milímetros de chuva durante 2 horas e 20 minutos ontem e mais 11.2 milímetros ao longo de 1 hora e 13 minutos hoje.
Já na região oeste, onde os equipamentos de monitoramento climático foram instalados na Fazenda Experimental do curso de Ciências Agrárias da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), choveu 38.0 milímetros em 2 horas e 6 minutos na quinta-feira e 15.4 milímetros em 2 horas nesta sexta-feira.