A Prefeitura de Dourados, por meio da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), reuniu forças de segurança e grupos de ciclistas para uma mobilização de doação de sangue. Um dos objetivos é aumentar o estoque do banco de sangue municipal, já que a quantidade de doadores reduziu devido ao número de pessoas com sintomas gripais nesta época do ano.
A ação aconteceu dentro da programação da campanha ‘Maio Amarelo’ de conscientização no trânsito, uma vez que as vítimas de acidentes estão entre os principais casos que necessitam de transfusão de sangue, afirma Miriam Hubner, coordenadora de Educação no Trânsito da Agetran.
“Neste mês nós intensificamos nossas ações educativas e uma das principais é a doação de sangue que ajuda a salvar vidas, esse é o tema de 2023, ‘No trânsito, escolha a vida’. Então convidamos todas as instituições de segurança pública e os grupos de ciclistas para nos ajudar nesta campanha”, conta.
Ciclista doador de sangue, Bruno Amaral é membro do grupo “Bicicréticos” e fala sobre a importância da doação, principalmente nesta época do ano.
“A gente tá aqui para ajudar ao próximo e com as grandes incidências de pessoas com sintomas gripais e de dengue, então essa mobilização se torna ainda mais importante”, disse.
Para doar basta comparecer ao Hemocentro portando documento oficial com foto, estar em boas condições de saúde, não estar gripado ou com infecções, estar descansado e alimentado, ter idade entre 16 e 69 anos e pesar no mínimo 51 kg. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados dos responsáveis.
O Hemocentro de Dourados fica à rua Waldomiro de Souza, n° 295, no bairro Vila Industrial, anexo ao PAM. Os horários de atendimento são segunda, quarta e sexta-feira, das 7h às 12h30. Terça e quinta-feira, das 7h às 12h e das 13h às 17h.