A Usina São Fernando em Dourados, inaugurada em 2009, na época um dos maiores projetos de produção de açúcar e etanol do país, faliu há 5 anos e agora será desmontada. Comprada pela Pedra Agroindustrial S/A, a estrutura da usina será completamente desmontada e transferida para a sua mais recente unidade produtiva, a Usina Cedro, localizada em Paranaíba.
Contrária ao desmonte da Usina São Fernando a Associação Comercial e Empresarial de Dourados convocou nesta semana entidades, autoridades e imprensa para movimento de manifestação contra a retirada dos bens da Usina São Fernando para outra localidade, “o que será considerado um desastre para a comunidade da nossa região da Grande Dourados”, reclamou o presidente da entidade.
A usina foi construída pelos filhos do pecuarista José Carlos Bumlai, teve a falência decretada em 2017, pondo fim ao sonho de tornar a segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul em potência na produção de etanol.
Em nota a Pedra Agroindustrial S/A informou que o desmonte da São Fernando na região se dá pela "baixa aptidão da área no entorno da Usina São Fernando para a exploração da cultura de cana-de-açúcar, e maior eficiência para as culturas do milho e da soja".
A Pedra Agroindustrial completou 90 anos em 2021. Além das duas usinas em Mato Grosso do Sul, possui mais três unidades produtoras no estado de São Paulo: Usina da Pedra, em Serrana; Usina Buriti, em Buritizal e Usina Ipê, em Nova Independência.