Ana Paula Benitez Fernandes terá de dar explicações ao Legislativo sobre a greve de 22 dias dos educadores
Com a assinatura de 17 dos 19 vereadores, a Câmara de Dourados aprovou nesta segunda-feira (4) a convocação da secretária municipal de Educação Ana Paula Benitez Fernandes para dar explicações sobre o impasse entre a prefeitura e os profissionais de educação da Rede Municipal de Ensino.
Professores e servidores administrativos estão em greve desde o dia 14 do mês passado. Pelo menos 33 mil alunos de escolas e centros de educação infantil entraram hoje na quarta semana sem aula.
“Quais são as propostas que estão sendo apresentadas e rejeitadas? Qual impacto financeiro previsto? Qual a possibilidade de comprometimento disponível para aumento da folha de pagamento? Quais outras alternativas vislumbradas pela administração para a finalização das tratativas de greve?”, são os questionamentos incluídos no requerimento aprovado durante a sessão desta segunda-feira.
Com a aprovação da convocação em plenário – conforme estipula o artigo 201 do Regimento Interno – Ana Paula Benitez Fernandes terá de comparecer à Câmara para prestar os esclarecimentos.
Educadores ouvidos pelo Dourados Informa afirmam que a convocação será oportunidade para os vereadores questionarem a secretária de Educação sobre os motivos de professores e administrativos da escola em que ela é diretora não terem aderido à greve. Existem suspeitas de pressão contra os servidores.
Ana Paula Benitez Fernandes é diretora da Escola Luiz Antônio Alvarez Gonçalves, no Jardim Novo Horizonte. Ela ocupa o cargo desde a inauguração da escola, em 2010, quando o prefeito era Ari Artuzi (morto de câncer em 2013).
Os professores reivindicam reajuste de 33,24% do piso nacional, autorizado neste ano pelo Ministério da Educação. Já os administrativos cobram 10,6% de reposição da inflação do ano passado.
Na sexta-feira, o prefeito Alan Guedes (PP) reuniu 46 diretores de escolas municipais para esclarecer o processo de negociação com o Simted (Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação).
“Estamos sendo transparentes com os números e explicando que para chegar na proposta de 18,86% durante o ano, o município está no limite financeiro e principalmente fiscal para atender os pleitos dos professores de uma única vez”, disse o prefeito.
Elizangela
Em Dourados a receita da educação só cresce!! Para onde estão sendo alocados esses recursos, já que boa parte deve ser investido na valorização dos profissionais da educação? CPI da educação já!!! A educação não pode ser penalizada pela falta de compromisso do prefeito. Já passou da hora dos órgãos de controle social atuarem.
Champs D V P Santos
CO prefeito está no limite de gastos? Mas, então nos mostre essa planilha com relatório dos gastos, pois a cidade está um caos de tão abandonada. Ruas escuras, cheias de buracos e mato tomando conta e ninguém concerta. A educação sem reajuste e a prefeitura recebeu a taxa de lixo, IPTU, Verba Federal e Do Fundeb, onde está esse dinheiro?
Elizabete Ferrari
Não acredito . Na tribuna ficou claro o que são a favor dos professores e os que ficaram nos celulares sem olhar para o movimento , os que se calaram e os que fingiram nem estar na câmara . Foram poucos diante ao número de vereadores.,Como a sociedade que eles representam estão a favor dos professores posso estar equivocada , não passa de uma estratégia política para se defenderem diante ao CAOS , Eles sabem muito bem o motivo . Sem necessidade de chamar a secretaria pois quem tem que justificar a sociedade as mediações que estão fazendo com o prefeito para cessar a greve são eles, representantes do povo . A secretaria apenas cumpre determinações do prefeito , ou eles esqueceram ? Só rindo se isso for verdade …
Aline
Lamentável esta situação, tanto para os alunos quanto para o professor! O prefeito não está negociando , ele fez uma proposta incoerente e não quer nem ouvir a proposta da categoria .
Nina Toledo
Já passou da hora! Faltou o prefeito nessa convocação! Uma barbaridade com nossas crianças e país!
MARLENE SIMÃO
SOBRE A EXPLICAÇÃO DA GREVE, ELA PODE FALAR SOBRE QUALQUER COISA MENOS A QUESTÃO DO REAJUSTE QUE NÃO CONVÉM E NEM TEM A VER COM ELA, POIS QUEM TEM O CACIFE PARA DAR O REAJUSTE PENSO QUE COMPETE AO SENHOR PREFEITO ALAN GUEDES JUNTAMENTE COM O SECRETARIO DE FINANÇAS. E É CLARO QUE A SECRETARIA NÃO ADMITIRÁ QUE PODE ESTAR PRESSIONANDO OU SUPOSTAMENTE FAZENDO ALGUM TIPO DE AMEAÇA 🤭😳🤔AOS SERVIDORES!
DEVERIA SER A PRIMEIRA A APOIAR A LUTA QUE INDEPENDENTE DE QUALQUER VALOR, ELA USUFRUIRA TAMBÉM. PORTANTO DEVERIA SER A PRIMEIRA A INTERMEDIAR AS NEGOCIAÇÕES 🙌😭