Vereadores apuraram que duas crianças morreram após atendimento na UPA em uma mesma semana
Assim que voltar do carnaval de Corumbá, o prefeito de Dourados, Alan Guedes (PP), é aguardado para uma audiência urgente sobre problemas na UPA 24 Horas (Unidade de Pronto Atendimento). Na pauta, duas mortes recentes de crianças após primeiros socorros no local.
Essa reunião com o mandatário é pleiteada por vereadores que integram a Comissão de Higiene e Saúde da Câmara Municipal, conforme relatado pela vereadora Tânia Cristina (PP) em postagem nas redes sociais feita na terça-feira (22).
Ela é vice-presidente dessa comissão, presidida pela vereadora Liandra Brambilla (PTB) e com o vereador Jânio Miguel (PTB). Os três também devem ter reunião com o pessoal da UPA na quinta-feira (23) “para colher informações sobre a realidade do setor de saúde no período de carnavalesco”.
“A situação que já não era das melhores, ficou ainda mais agravada diante da morte das duas crianças em menos de uma semana, circunstâncias que colocam sob questionamentos o atendimento oferecido às vítimas no estabelecimento de saúde. Informações preliminares dão conta de que, apesar de ser o único estabelecimento de saúde pública oferecendo atendimento à população em geral, haveria apenas um médico de plantão o que obrigaria os pacientes esperarem entre oito e 10 horas pelo atendimento. No caso das duas crianças que morreram, a informação que se tem é de que elas passaram pela UPA e, após avaliadas, foram mandadas para casa”, relatou a parlamentar em postagem no instagram.