SUV comprado na concessionária apresenta problema crônico no sistema de injeção eletrônica
“Dor, angústia, descaso, desrespeito, ansiedade”. Esses sentimentos fazem parte da rotina de um cliente da Golden Motors Dourados pouco depois de completar o primeiro ano da compra do Hyundai New Creta 1.0,Turbo DGi, quando o veículo apresentou os primeiros problemas.
“Não deveria ser assim. Quando você opta pela compra de um carro 0km, ainda mais uma SUV que faz a propaganda de ser o modelo mais vendido do Brasil, não espera passar tanto desgosto, desgaste e impotência”, relata o cliente da Golden Motors Dourados.
“Na verdade, meu sofrimento com a concessionária e com a Hyundai começou antes mesmo do primeiro ano da compra, quando o banco de couro do motorista simplesmente esfarelou e ao procurar a Golden Motors fui informado que não existia garantia para aquele item, já que ele havia sido instalado pela Toyota Douramotors, empresa que é do mesmo grupo”, pontua o cliente.
Ele relata que o primeiro problema na injeção eletrônica do New Creta 1.0,Turbo DGi aconteceu no dia 14 de novembro de 2023. “Estava trafegando pela Rua Cuiabá, quando o carro perdeu totalmente a potência. Estacionei e tentei estabilizar a aceleração, mas começou a sair uma fumaça densa pelo escapamento, seguida por um líquido com cheiro muito forte. Desliguei, acionei um guincho e levei para a Golden Motors, que só me entregou o carro no dia 18 de novembro, sob a alegação que o problema teria sido no sistema de injeção eletrônica, mas que o defeito fazia parte da garantia de 5 anos oferecida para o New Creta 1.0,Turbo DGi”, narra o cliente.
De acordo com o cliente da Golden Motors Dourados, menos de dois meses depois o problema na injeção eletrônica voltou a aparecer. “Foi no dia 4 de janeiro quando o New Creta apresentou a mesma perda de potência, a luz de alerta de pane da injeção eletrônica acendeu e tive que parar no meio da rua”, relata o cliente. “Novamente chamei o guincho e encaminhei o carro para a concessionária, com gasolina suficiente para trafegar por 138 quilômetros, segundo apontava o computador de bordo”, completa. “Para minha surpresa, eles ligaram no outro dia avisando que o carro estava funcionando e que o problema tinha sido falta de combustível. Ainda tiveram a coragem de cobrar pelo combustível que teriam colocado, mas que na verdade já estava no tanque”, conclui o cliente da Golden Motors Dourados.
Para não passar ainda mais raiva, apenas mostrei ao chefe da oficina a fotografia do painel do New Creta apontando a autonomia de mais 138 quilômetros quando coloquei o carro no guincho. “Pois bem, no dia 22 de janeiro o New Creta voltou a parar na rua com o mesmo problema, mas desta vez alegaram que a pane foi causada pelo desgaste das velas de ignição e cobraram R$ 537,77 pela troca, além de outros R$ 332,75 pela limpeza dos bicos injetores do motor”, narra o cliente.
“Agora eu pergunto: como um carro que custa mais de R$ 160 mil apresenta desgaste das velas de ignição antes mesmo de completar 2 anos de uso?”, questiona o cliente. “Novamente paguei, diante da promessa do chefe da oficina que o problema de injeção eletrônica não ocorreria mais”, completa.
Não adiantou. O New Creta 1.0,Turbo DGi vendido pela Golden Motors Dourados voltou a apresentar problemas pouco tempo depois. “No dia 11 de abril o carro parou no meio da rua. Consegui ligar novamente, acionei o pisca-alerta e levei o mesmo à concessionária, mas minha vontade era jogar um galão de gasolina e colocar fogo, já que era a quarta vez que o carro apresentava o mesmo defeito”, explica o cliente. “Dessa vez a Golden Motors Dourados decidiu pela mobilização do veículo, ou seja, ele ficaria na concessionária até a solução do problema, mas para minha surpresa no dia seguinte fui informado que o defeito era de fábrica, nos bicos de injeção eletrônicas, e que eles seriam substituídos dentro da garantia”, narra o cliente.
A frustração maior foi ao receber a seguinte mensagem da oficina da Hyundai Golden Motors Dourados: “Informo o que técnico finalizou o diagnóstico do seu veículo e constatou que será necessário a substituição do bico injetor de combustível do seu veículo, esse item é coberto em garantia não haverá custo ao senhor, porém não temos a peça em estoque. Informo que já realizamos o pedido emergencial e abrimos uma solicitação na montadora para agilizar a entrega da peça na concessionária, assim que chegar a peça na concessionária lhe informaremos".
O cliente questionou o prazo para chegada da peça e informaram que não havia prazo. Ele então telefonou para o setor de peças da Golden Motors Dourados e foi informado que não havia bico injetor para a venda e nem tinha previsão de fornecimento, uma vez que o último pedido havia sido feito em fevereiro e até o dia 15 de abril não havia chegado. “A pergunta que não quer calar é uma só: como pode a Hyundai não dotar suas concessionárias de peças tão relevantes e urgentes como bico injetor?”, questiona o cliente da Golden Motors. “O resultado é que tive que alugar um carro do mesmo padrão para seguir trabalhando e desde o dia 11 de abril o New Creta 1.0,Turbo DGi, que comprei 0km justamente para não ter problemas, está parado na concessionária”, finaliza o cliente.
Outro lado
Procurado pela reportagem, o setor de oficina da Golden Motors Dourados informou que os bicos da injeção eletrônica do New Creta 1.0,Turbo DGi tinham sido enviados na semana passada pela Hyundai e que ainda estavam em trânsito. O setor da oficina informou ainda que assim que o carro tiver passado pelo reparo e testado, iria entrar em contato com o proprietário para fazer a entrega do veículo. Sobre os problemas recorrentes no New Creta 1.0,Turbo DGi, a Golden Motors Dourados nada disse.
Sergio Hespanhol
Comprei um Creta Ultimate 2.0 em 08/23 e vendi em 03.24, com 4.800 km.
Motor horroroso, nas retomadas de velocidade era uma dificuldade....
Pague um pouco mais e vá de Honda HRV....