O prazo para o eleitor regularizar o título de eleitor termina no dia 4 de maio e mais de 33 mil douradenses estão com pendências no documento, segundo informado pela Central de Atendimento Eleitoral em Dourados. O eleitor que tiver o título com irregularidades pode fazer a atualização no portal do TSE na internet (www.tse.jus.br), na aba “Eleitor e eleições”, no topo da página.
Conforme informado pelo chefe da Central de Atendimento, Israel Lins, mais de dez atendimentos online são feitos diariamente no município, já o atendimento presencial diminuiu desde o início da pandemia da covid-19. “Fazemos o atendimento presencial para aquelas pessoas que realmente precisam regularizar e não conseguem por alguma razão fazer pela internet, mas o indicado é fazer todo o procedimento pela página do TSE”, explicou Lins.
O chefe da Central destacou também que as pessoas com débitos em multas, que pode variar de 3% a 10% do valor de 33,02 UFIRs (Unidade Fiscal de Referência), em outras palavras, pode variar entre R$ 1,05 e R$ 3,51, por cada turno estarão isentas até o dia 4 de maio, data final para regularização do título de eleitor.
Desde 2020, o cadastro biométrico está suspenso em todo o Brasil como forma de prevenção ao contágio da Covid-19, uma vez que a coleta das digitais só pode ser feita presencialmente. Além disso, o sistema passa por atualizações de softwares e equipamentos para prestação de um melhor serviço ao eleitorado.
As eleições de 2022 estão previstas para acontecerem no dia 2 de outubro, e 30 do mesmo mês caso haja segundo turno.