A vacinação contra o coronavírus em crianças de 5 a 11 anos deve começar em janeiro, conforme publicado pelo site Campo Grande News. A previsão é do secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, com base e informação coletada com a da secretária extraordinária do enfrentamento à covid-19, Rosana Leite. Se a previsão se concretizar, a meta, segundo o titular da SES (Secretaria Estadual de Saúde), é garantir que crianças comecem o ano letivo imunizadas.
O uso da vacina produzida pelo consórcio Pfizer-BioNTech, a Comirnaty, foi liberado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) nesta quinta-feira (16). As doses, contudo, ainda têm de ser compradas especificamente para a vacinação de meninos e meninas na faixa etária.
Para imunizar crianças, Mato Grosso do Sul precisa de quase 300 mil doses. Segundo informações do secretário de sáude, a aplicação deve ser feita com intervalo de 21 dias. Se houver agilidade no envio das vacinas, no início de janeiro, será possivel o retorno às aulas em 2022 com as nossas crianças imunizadas.
Já em Dourados, o secretário adjunto de Saúde de Dourados, Edvan Marcelo Morais Marques, disse que a expectativa é iniciar a vacinação em janeiro, mas aguarda as recomendações. "Vamos aguardar a chegada das vacinas autorizadas para iniciar a vacinação, porém existe um tramete do Ministério da Saúde e ainda não há sinalização do Ministério, chegando aqui eu tenho que capacitar meu pessoal, expectativa é que em janeiro inicie a vacinação", explicou o secretário.