O relatório emitido pela Secretaria de Estado e de Justiça e Segurança Pública do Estado de Mato Grosso do Sul - SEJUSP na ultima semana, continua apontando a região de Dourados como a mais eficiente no combate ao crime e atendimento da comunidade.
A Assessoria de Comunicação Social do 3º Batalhão da PM de Dourados divulgou na manhã desta terça-feira (22), nota sobre o relatório que dimensiona a eficiência das instituições de segurança pública subordinadas a SEJUSP.
No ranqueamento das regionais do estado, Dourados continua figurando em primeiro lugar com 10 índices positivos a apenas um negativo. O comparativo do relatório é feito com base nos dados de janeiro de 2021 e janeiro de 2022.
Segundo o relatório ocorrências de homicídio tiveram queda de 50% na comparação entre os períodos, além da queda de 63% nas mortes no trânsito.
Já em ralação aos crimes contra o patrimônio, ocorrências de roubo tiveram uma queda de 58% e os crimes de furto tiveram uma variação de menos de 1%.
O único numero negativo na comparação com janeiro de 2021 foi o de roubo de veículo, sendo figurado 03 ocorrências em 2021 e 4 ocorrências em 2022.
Esses números refletem bem o comprometimento da gestão do 3º Batalhão e também da 9ª Companhia Independente da PM de Dourados, que concentram esforços juntamente com as delegacias de Policia Civil para dar mais eficiência ao serviço prestado pelas instituições a comunidade.
Em declaração aos editores do site da PMMS, o comandante do 3º Batalhão, Tenente Coronel PM Helbert Davyson Romeiro de Souza, disse que as expectativas são bastante positivas nos próximos meses, até pela entrega dos novos policiais militares que estão em formação na unidade.
“Teremos nos próximos meses um reforço importante em nosso efetivo, o que nos permitirá implementar novas ações e reforçar outras que já estão sendo desenvolvidas pela Policia Militar em Dourados. Nosso grande objetivo de gestão é a implantação do OCOP (Programa de Obtenção da Capacidade Operacional Plena) em Dourados e garantir um atendimento de excelência aos douradenses.” Concluiu o comandante.
O cenário pandêmico, apesar de estabilizado devido as vacinas, ainda é de grande influência sobre as estatísticas e números de crimes e também das ações preventivas da PM na região de Dourados.
Com um início de ano próximo ao que podemos chamar de “novo normal”, muitas ocorrências que foram arrefecidas devidos as restrições de horário e de aglomerações durante a fase mais critica da pandemia, começaram a serem averiguadas com mais frequência. Este é o caso de uma ocorrência quer incomoda muito o douradense que são as ocorrências de perturbação do sossego.
Os órgãos de segurança pública da cidade têm realizado ações de forma conjunta para coibir e sanar esse tipo de contravenção penal.
Raquel
Quantos habitantes e emprego custo de vida
Denisia de Fátima Teixeira Wahlbrinck
Sim uma cidades MUITO boa tem um potencial enorme e pelo tamanho quase não se vê homicídio. Em relação emprego também m muito pouco. uito bom. Só o salário está