A Prefeitura de Dourados inaugurou na manhã desta quinta-feira (4), na nova sede da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), a Central Semafórica. O serviço de cidade inteligente vai permitir programações específicas dos aparelhos, agilidade na manutenção do equipamento e maior segurança no trânsito da cidade, reduzindo número de furtos de veículos e infrações de trânsito através de câmeras de monitoramento.
A Central Semafórica tem investimento total de R$ 4 milhões, sendo que nessa primeira fase foram utilizados R$ 625 mil. Atualmente a cidade possui 30 cruzamentos estratégicos ativos na Central, mas até o fim do ano a previsão é de expandir para 110 cruzamentos. Além disso, na próxima fase dos serviços serão instaladas cerca 70 câmeras de monitoramento.
Para exemplificar, na cidade de São Caetano do Sul (SP), a instalação das câmeras de trânsito e da integração do sistema com a central fez com que o índice de furtos de veículos fosse reduzido em 70%.
“A Central Semafórica permite a manutenção à distância da maioria dos problemas dos semáforos, permite também fazermos a reprogramação e organização dos tempos do semáforo diretamente da Central, além da programação através do semáforo inteligente, que vai organizar o tempo do semáforo de acordo com a demanda para aquele momento”, explica a diretora-presidente da Agetran Mariana de Souza Neto.
O projeto consiste na substituição do sistema dos atuais semáforos por tecnologia inteligente, com comunicação em tempo real com a Central, controlada por técnicos capacitados. Essa tecnologia permite ajustes automáticos nos tempos de sinalização de acordo com as condições de tráfego em tempo real, o que pode reduzir e evitar congestionamentos, tempo de espera nos cruzamentos e auxiliar na fluidez do trânsito, dar prioridade para veículos de emergência, como ambulâncias, e aplicar a “onda verde”, em que os semáforos de determinada avenida funcionem para impedir que o motorista precise parar no sinal vermelho de todos os cruzamentos.
Em caso de acidentes, as mudanças e intervenções poderão ser solicitadas diretamente por meio da Central, sem a necessidade do deslocamento do efetivo. A inauguração faz parte da estratégia da Prefeitura em tornar Dourados cidade inteligente, com a utilização da tecnologia para o desenvolvimento.
Na segunda-feira (8), o prefeito Alan Guedes irá assinar um convênio na sede da Google BR, em São Paulo, para que os dados oficiais da Central Semafórica abasteçam o Sistema de GPS Waze, que faz parte do Google.
“Dourados será a primeira cidade do Mato Grosso do Sul e a segunda do Centro-Oeste a ter esse sistema integrado com o Waze. Além dele, o Google possui diversas outras ferramentas, que vão abrir um leque de possibilidades, atraindo investidores para financiar projetos em Dourados”, completa o prefeito.
No termo de cooperação com o Google, Dourados também passa a ter acesso ao banco de dados da plataforma, o que possibilita maior gestão do trânsito.
Termo de cooperação
No ato, também foi assinado um termo de cooperação técnica entre a prefeitura, Agetran e a Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública com a finalidade de estabelecer condições e garantias necessárias para a troca de informações entre as partes, por meio de disponibilização dos dados das ocorrências de trânsito e imagens das câmeras, para maior segurança à população e agilidade na solução de infrações.
“Nos últimos quatro anos construímos uma grande parceria com Dourados e a administração pública pode continuar contando com a Sejusp. Esse acordo que assinamos hoje demonstra o grande espírito público da gestão, e a preocupação com a segurança. Compartilhar dados que são da prefeitura, vai impactar a polícia preventiva e repressiva, além do setor de planejamento da segurança pública. Vamos ampliar a capacidade da Central Semafórica, resultando em mais segurança para toda a população”, afirmou o secretário executivo da Sejusp, coronel Wagner Ferreira Silva.
Cléria Cunha de Oliveira
Estes pontos onde tem fiscalização, o semáforo precisa de ter temporizador, para o motorista não seja surpreendido com a mudança do sinal verde para o amarelo, assim que entra na faixa de pedestres, e, não ser multado, por que não deu tempo de passar com o sinal verde. Já vivi esta situação, é muito ruim isto. Nós, motoristas precisamos de ter segurança ao adentrar na faixa que abrange o semáforo, sem ser multados, por questões do tempo do sinal verde estar expirando e não saber quanto ainda resta, deste sinal e, se vai dar tempo de atravessar com tranquilidade.