O Programa Auxílio Brasil (PAB), que substituiu o Bolsa Família desde novembro de 2021, vai contemplar este ano 2.847 novas famílias douradenses a partir deste mês. No total, serão 12.492 famílias em situação de pobreza ou extrema pobreza beneficiadas pelo programa. Algumas destas novas famílias estavam aguardando a liberação desde 2020, e agora foram contempladas pelo Governo Federal, que distribui R$ 2.912.442,00 diretamente aos beneficiários.
Ainda em janeiro, 5.070 famílias receberão a primeira parcela do Auxílio Gás dos Brasileiros. Será repassado o valor de R$ 52,00 a cada dois meses destinados às famílias contempladas. O valor corresponde à metade do custo do botijão de 13 quilos em Dourados.
A concessão do benefício foi dada para famílias habilitadas no Programa Auxílio Brasil. Além de apresentar perfil para o programa e ter os dados atualizados no Cadastro Único nos últimos 24 meses, é importante que não haja divergência entre as informações declaradas no cadastro e em outras bases do Governo Federal. A seleção ocorre de modo automatizado e impessoal, por meio do Sistema de Benefícios ao Cidadão (Sibec).
O resultado ainda pode ser consultado pelo aplicativo Auxílio Brasil.
Orientações gerais
Ao entrar no programa, as famílias recebem, pelos Correios, no endereço informado durante o cadastramento, duas cartas encaminhadas pela CAIXA: a 1ª com informações gerais sobre o PAB e a 2ª com o Cartão Auxílio Brasil.
O cartão é gerado automaticamente para todas as novas famílias beneficiárias, no nome do Responsável Familiar. Com o Cartão Auxílio Brasil, o beneficiário saca o valor integral do benefício. Cada parcela tem validade de 120 dias.
Caso a família não receba o cartão, o beneficiário pode realizar o saque do benefício conforme calendário de pagamentos, pelo final do NIS, com Documento Oficial com foto junto a Agência da CAIXA. Ele também pode ligar na Central de Atendimento CAIXA ao Cidadão, 0800 726 0207, para verificar a localização do cartão ou solicitar uma segunda via, se for o caso.
Para mais informações pode procurar o Cras de seu território ou a Central do Cadastro Único, na Rua Toshinobu Katayama, 120, Centro, e no telefone 67 3411-7721.