A Escola Municipal Clarice Bastos Rosa, localizada no Jardim Maracanã, foi a primeira instituição a desfilar na Avenida Marcelino Pires na manhã deste sábado (7), Dia da Independência do Brasil.
De acordo com a Secretaria de Educação de Dourados, neste ano serão 114 instituições desfilando pela avenida, entre unidades de educação públicos e privados, instituições filantrópicas e religiosas, representantes de clubes de escoteiros, motoclubes e clube de carros antigos, instituições militares, forças de segurança e saúde.
São pelo menos 8.500 participantes no desfile cívico-militar da Independência, recorde de participação em Dourados, segundo a prefeitura.
O prefeito Alan Guedes (PP), o presidente da Câmara Laudir Munaretto (MDB) e comandantes do Exército acompanham o desfile no palco montado na Praça Antônio João.
Neste ano, houve mudança na sequência das instituições que passam pela Marcelino Pires. Ao contrário de anos anteriores, quando abriu a apresentação, o Exército vai desfilar por volta de 10h. Depois haverá o desfile de carros antigos e está prevista, após o encerramento oficial, a passagem do “Grito dos Excluídos”.
O tema da edição 2024 é “O Brasil de Todos os Tempos. A Secretaria de Educação espera público de pelo menos 30 mil pessoas no centro de Dourados nesta manhã.