Mesmo com denúncias, nenhum órgão oficialmente responsável por animais em Dourados toma providências contra maus tratos
O desabafo de integrante do Grupo Abana Rabo, de proteção a animais em Dourados, chegou até a redação do Dourados Informa, e segundo as denúncias de Gizele Pizzini, que está à frente do grupo há sete anos, “estamos órfãos em Dourados” no que diz respeito a proteção aos animais.
Nesta sexta-feira (24), Gizelle recebeu denúncias de que animais estavam em situação de completo abandono, no quintal de uma casa localizada na Sitioca Campina Verde. Depois de visitar o local, ela foi até a delegacia da Polícia Civil e registrou boletim de ocorrência.
No quintal da sitioca, Gizelle relatou à reportagem que a denunciante encontrou um cachorro amarrado e enclausurado dentro de um quarto. “Todo imundo de fezes, o que caracteriza ainda mais maus tratos, insalubridade. Quando a pessoa chegou lá viu o cachorro desesperado, chora dia e noite querendo sair daquela situação”, contou ela depois de receber a denúncia.
Segundo ela, denúncias têm sido feitas com frequência aos órgãos responsáveis, mas nada acontece. “O CCZ foi lá e colocou uma notificação, um papel, e simplesmente não tiraram o cachorro de lá. Viram o sofrimento dele, pedindo desesperadamente pra sair de lá, querendo comer, querendo brincar (...) eu não aguento mais a omissão do CCZ de Dourados”, desabafou Gizelle.
Maus tratos contra animais é crime. Segundo a Lei 14.064/2020, a pena para quem maltratar cães e gatos é de 2 a 5 anos de reclusão, multa e proibição da guarda. Caso o crime resulte na morte do animal, a pena pode ser aumentada em até um terço.
Várias condutas podem caracterizar os crimes, tais como o abandono, ferir, mutilar, envenenar, manter em locais pequenos sem possibilidade de circulação e sem higiene, não abrigar do sol, chuva ou frio, não alimentar, não dar água, negar assistência veterinária se preciso.
A reportagem do Dourados Informa entrou em contato com a assessoria da prefeitura para obter uma resposta do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), mas até a publicação desta matéria nenhuma informação havia sido repassada.