Após os dois episódios de erosão na lateral da ponte sobre o Córrego Laranja Doce, onde foram instalados dispositivos de esgoto, a obra para recomposição do aterro foi entregue pela Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul). Segundo o secretário de obras da Prefeitura de Dourados, Luís Gustavo Casarin, várias reuniões aconteceram para que o problema fosse sanado definitivamente.
No final de janeiro a empresa concluiu a passagem da tubulação de esgoto e fez a implantação de dois “poços de visita”, porém a recomposição do aterro ainda não havia sido concluída e as fortes chuvas provocaram uma erosão no local. Na ocasião, a equipe da Sanesul esteve no local para corrigir o problema e chegou a oficiar a Prefeitura informando que a obra estava concluída. Mas, em março, a situação se repetiu. “Agora a obra foi concluída conforme as orientações da direção técnica da Semop, e o problema foi solucionado com eficiência”, explica Casarin.
A empresa realizou a recomposição do aterro, compactação e a concretagem para descida da água. A medida evitará novos episódios de deslizamentos de terra. A calçada, que acabou sendo quebrada no processo, também foi refeita. “Eles refizeram a calçada, recolocaram o piso tátil e agora fica faltando só o plantio de grama”, conclui o secretário.
Ponte Grupo Escoteiros Laranja Doce
Entregue em novembro de 2022, a ponte foi construída em um trecho da rua Hayel Bon Faker que cedeu no dia 18 de março do mesmo ano, após o rompimento da galeria do Córrego Laranja Doce que provocou o deslizamento do asfalto no local.
RAQUEL DO CARMO DA SILVA
Incrível como a Sanesul é competente para destruir asfalto, calçadas, pontes, por onde passam deixam um rastro de destruição.