Mais uma vez funcionários da JBS/Seara em Dourados, voltada para o abate de suínos e produção de industrializados, foram hospitalizados depois de vazamento de amônia na unidade. De acordo com informações iniciais, 15 funcionários foram encaminhados para o Hospital Evangélico, sendo que 7 continuam internados e 8 estão em observação.
Segundo informações do Samu de Dourados, o vazamento ocorreu por volta das 22h desta segunda-feira (29). Viaturas do serviço de saúde e do Corpo de Bombeiros foram enviadas para o local.
Vale lembrar que em fevereiro, no dia 28, após falhas no sistema de refrigeração, houve vazamento da mesma substância, usada no sistema de refrigeração. Na ocasião, dezenas de trabalhadores que estavam nas áreas interna e externa da indústria foram atingidos pelo gás, sendo que 33 deles necessitaram de atendimento hospitalar.
Em março deste ano, o Ministério Público do Trabalho concluiu perícia sobre o vazamento e indicou que o incidente foi provocado por oscilação de tensão na rede de energia elétrica. Essa instabilidade, a princípio, ocasionou falhas no painel de comando localizado na casa de máquinas e a abertura da válvula de segurança de um dos compressores que integram o sistema de refrigeração.
A amônia que vazou no frigorífico é um produto químico perigoso, corrosivo para a pele, olhos, vias aéreas superiores e pulmões. A JBS ainda não se manifestou sobre esse novo vazamento.
José Ademir do Nascimento
Estão falhando na manutenção,por falta de responsabilidade dos gestores atuais, devido a cobrança permanente por produtividade desenfreada, acorda sindicato dos trabalhadores ,acorda MT