Empresário Nelso Gabiatti também foi vereador no município e receberá honraria na sessão desta segunda-feira, às 16h
Ex-vereador e fundador do Dourados Informa, o empresário Nelso Gabiatti, de 65 anos, recebe na sessão desta segunda-feira (27) da Câmara de Vereadores, às 16h, o título de Cidadão Douradense em homenagem aos relevantes serviços prestados ao município.
A honraria foi proposta pelo vereador Marcelo Mourão (Podemos) e concedida por meio do Decreto Legislativo número 1.588, de 20 de março de 2023.
“É gratificante. A comunidade reconhece através dos representantes com gratidão a forma que trabalhamos e o desempenho que tivemos enquanto parlamentar e comerciante. Estamos sempre unidos para o bem de Dourados”, ponderou ao Dourados Informa nesta manhã.
Nelso Gabiatti nasceu em 26 de abril de 1957 em Ponte Serrada, no Estado de Santa Catarina. Ele é filho dos empresários Paulo Gabiatti e Idalina Maria Provensi, que instalaram um pequeno posto de combustível na então Rua Bahia, quando nem sequer existia energia elétrica no local e o abastecimento era feito de forma manual.
Com 16 anos, além de ajudar a família na lida dos negócios, ele estudava no colégio estadual Presidente Vargas cursando o científico equivalente nos dias de hoje ao ensino médio. Posteriormente, matriculou-se no curso de Técnico em Contabilidade na escola Osvaldo Cruz, que pertencia ao professor Lins, concluindo-o em 1976.
Antes de concluir o curso de Contabilidade, começou a trabalhar no Banco Bamerindus, em fevereiro de 1976. No mesmo ano foi convidado para uma função melhor no banco Bradesco, onde permaneceu até 1977. Quando a agência do banco Sulbrasileiro se instalou em Dourados, em 1977, Nelso Gabiatti passou a trabalhar nessa instituição como auxiliar de escritório e logo depois caixa, assistente de gerente e por último gerente de negócios.
Em 1983, voltou para o ambiente familiar para ajudar na administração dos próprios negócios que se concentravam no Posto Gaúcho, localizado até hoje no mesmo endereço, a Avenida Hayel Bom Faker, esquina com Rua Araguaia, no Jardim Rigotti.
Desde então, continuou a cuidar dos negócios da família juntamente com os irmãos e atualmente administra o Posto Gaúcho 2, de uma rede de cinco estabelecimentos do ramo. É também sócio da Transportadora Gabiatti.
Na vida política, foi eleito vereador pelo PSB nas eleições municipais de 2000 como o mais votado do partido. Na Câmara, exerceu o cargo de primeiro secretário por dois anos exatamente quando foi adquirido o primeiro prédio próprio do Legislativo, o Palácio Jaguaribe, onde funciona até hoje.
Nelso Gabiatti destaca ter sido um fiscalizador atuante da gestão pública municipal, com mandato crítico, independente e defensor daquilo que era justo e emergente para a sociedade na área ambiental.
Foi autor do primeiro projeto proibindo a poda química na área urbana para diminuir a eliminação de agrotóxicos nos terrenos baldios, canteiros centrais e praças.
Também apresentou projeto, aprovado, para padronização dos símbolos municipais e na área da educação combateu o transporte escolar precário dos alunos da rede pública, cuja denúncia repercutiu em rede nacional.
Propôs a audiência pública para discutir o serviço de saneamento e a qualidade da água abastecida em Dourados.
Também foi o propositor e conseguiu a aprovação para padronização dos táxis de Dourados, bem como conseguiu a aprovação legislativa para se instalar a válvula de aríete que elimina o ar dos cavaletes de água. Posteriormente modificados, esses projetos resultaram em retrocesso, na opinião do Gabiatti.
Primogênito de uma família de sete irmãos, Nelso Gabiatti é pai de seis filhos e avô de sete netos.
Em março de 2006, fundou o Dourados Informa e também teve atuação marcante na função de repórter-fotográfico.