Na manhã desta segunda-feira (8) o 2⁰ GBM (Grupamento de Bombeiros Militar) de Dourados completou 45 anos de serviços prestados a região. Na solenidade esteve presente o comandante-geral do corpo de bombeiros Coronel Hugo Djan Leite, o comandante de bombeiros do interior Tenente Coronel Carlos Alberto Gonçalves, recepcionados pelo comandante do corpo de bombeiros de Dourados Tenente Coronel Humberto José Sepa Matos Filho.
Durante a cerimônia, foram destacadas as principais atividades realizadas pelo segundo Grupamento de Bombeiros, entre eles os trabalhos de prevenção contra incêndio e pânico resgate de pessoas, animais, proteção ao patrimônio, combate a incêndio urbano e florestal, salvamentos diversos, mergulho de resgate além de ministrar palestras entre outras atividades.
Com a divisão as unidades do Corpo de Bombeiros Militar para o interior do Estado de Mato Grosso do Sul, foram expandidas, primeiro em novembro de 1.976 foi criado o 1º SGI (1º Subgrupamento de Incêndio) no município de Dourados, subordinado ao 2º GI (2º Grupamento de Incêndio) de Campo Grande.
Com a divisão do Estado de Mato Grosso a unidade passou a ser denominada 2º Subgrupamento de Incêndio até a data de 26 de outubro de 1.994, quando foi aprovado o Decreto 7.982, e ele passou a ser chamado de 2º Grupamento de Bombeiros, hoje é o atual 2º GBM (2º Grupamento de Bombeiros Militar) Dourados além da unidade na avenida Presidente Vargas área central de Dourados conta ainda com a 2ª SB (seção de bombeiros), no Parque das Nações.
Para homenageara corporação estiveram também presentes, o deputado estadual José Carlos Barbosa, e Sargento PM Aparecido Lima representando o deputado estadual Renato Câmara. O adjunto ao secretário de segurança pública Coronel Ary Carlos Barbosa esteve presente representando a Sejusp.
Aparecido Lima, que representou o deputado Renato Câmara, conversou com a reportagem do Dourados Informa e e destacou a importância do grupamento em Dourados. “O Corpo de Bombeiros de Dourados, posso dizer sem medo de errar que é diferenciado, o humanismo e dedicação no trato com a pessoa tanto vítimas de acidente ou que tiveram seus bens consumidos pelas chamas são de tirar o chapéu”.
Na solenidade dos 45 anos do Corpo de Bombeiros Militar de Dourados, os militares foram homenageados pelo comandante do Corpo de Bombeiros da reserva de Dourados o tenente-coronel Matos e comandante geral dos Bombeiros do Estado de Mato Grosso do Sul Coronel Djan, que enalteceu o trabalho dos veteranos do Corpo de Bombeiros Militar.