Em nota de esclarecimento, prefeitura informou que foi a segunda vez que mesmo imóvel foi visitado pela Guarda, por causa de festas
A Prefeitura de Dourados divulgou nota de esclarecimento sobre episódio ocorrido no final de semana em que guardas municipais foram denunciados pela OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) por abuso contra uma advogada presente no local em que a corporação foi chamada para interromper festa em plena pandemia.
Segundo a prefeitura, todas as equipes da Guarda Municipal têm a missão de fiscalizar o cumprimento das medidas estipuladas pelo Decreto n. 129 de 24 de fevereiro de 2021 e que no episódio do fim de semana, quando pessoas foram detidas na cidade, a Central de Comunicações da Guarda Municipal recebeu denúncia informando que havia aglomeração com som em alto volume, perturbando o sossego da vizinhança, além de veículos estacionados na calçada.
“Cabe destacar que é a segunda vez que o mesmo imóvel foi visitado pela Guarda Municipal e pelo mesmo motivo. Desta vez, a equipe constatou a veracidade dos fatos assim que chegou ao local”, diz a nota.
Ainda segundo a prefeitura, conforme fatos narrados no Boletim de Ocorrência, desacato e obstrução contra as autoridades locais ocorreram, além nas diversas tentativas de desqualificação dos profissionais da segurança pública.
“Diante dos fatos, por força da Lei, foi dada voz de prisão aos envolvidos, que insistiam, segundo a guarnição, em obstruir o trabalho da GMD e continuaram na ação de desacato”, explica a prefeitura.
A nota continua: “Mediante abertura de procedimentos administrativos específicos, a conduta de todos os agentes públicos será objeto de apuração”.
O Comando da Guarda Municipal informou ainda que está acompanhando atentamente o caso e vai apurar os fatos. “Por fim, cabe ressaltar que a Guarda Municipal é uma das principais instituições de fiscalização dos decretos contra o avanço da Covid no município de Dourados e tem cumprido com muito êxito missões diárias”.