Há previsão de mudança de tempo para região a partir desta sexta-feira
Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), publicou na manhã desta quarta-feira (26) o aviso alertando a partir das 11h alto grau de perigo para tempestade em Dourados, Ivinhema, Caarapó, e Naviraí além de cidades que fazem divisa com São Paulo, Minas Gerais e Goiás. Segundo o alerta poderá ocorrer chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos, entre 60 e 100 km/h, além de queda de granizo, risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.
Segundo o site Guia Clima da Embrapa a chuva mensal de janeiro acumulada até esta terça-feira (25) foi de 53.5 mm, abaixo sendo que a chuva média mensal em janeiro em Dourados é de 167.5 mm.
O forte calor que tem atingido os douradenses nos últimos dias, também deverá dar uma trégua, segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, a temperatura até domingo deverá cair 11°C, ou seja, não deverá fazer frio, mas os dias devem ficar mais frescos e agradáveis do que o calor intenso que vinha fazendo nas últimas semanas. A massa de ar também deve trazer instabilidade e chuvas.
Vale ressaltar os cuidados que se deve ter em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda). Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia. Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).