De família carente, o jovem que hoje está com 19 anos, há 2 cumpre medidas socioeducativas na Unei Laranja Doce (Imagem: Subcom)
Um dos adolescentes que cumpre medidas socioeducativas na Unidade Educacional de Internação (UNEI) Laranja Doce, em Dourados, está entre os aprovados na primeira chamada regular do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), e vai iniciar a graduação na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).
O socioeducando realizou as provas do Enem-PPL 2021 (Exame Nacional do Ensino Médio Para Pessoas Privadas de Liberdade) e, obteve a média necessária para disputar vagas tanto em instituições públicas como privadas, tendo escolhido da UFGD, para cursar o tão sonhado ensino superior.
De família carente, o jovem que hoje está com 19 anos, há 2 cumpre medidas socioeducativas na Unei Laranja Doce e, quando lá chegou, havia abandonado a escola. Dentro da Unidade viu na retomada dos estudos uma oportunidade para ter uma vida melhor quando voltar ao convívio social.
“Nunca imaginei que iria conseguir entrar em uma faculdade, ainda mais federal, fico até sem palavras para descrever o que estou sentido, mas é uma oportunidade que eu vou aproveitar para ter um futuro melhor”, afirma o menor.
O diretor da Unei Laranja Doce, José Marcondes, diz que é visível o desenvolvimento do jovem desde a chegada na Unidade e que, o emprenho do adolescente em um período singular para todos os estudantes por conta da pandemia, foi essencial para o resultado.
“Hoje ele tem outra perspectiva de vida, com reais possibilidades para uma nova inserção sociofamiliar. Essa é a finalidade da socioeducação e esse é o trabalho desenvolvido por toda a equipe da Unei Laranja Doce”, assegura o diretor.
Para Tatiana Rezende Nassar Cintra, superintendente de Assistência Socioeducativa da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), resultados como este demonstram que a socioeducação de Mato Grosso do Sul caminha na direção certa. “Além do mérito do adolescente, sabemos que o trabalho desenvolvido por toda a equipe da Unei Laranja Doce, tanto de agentes como técnicos sob a gestão do diretor José Marcondes, em conjunto com os demais órgãos e instituições parceiros, contribuíram sobremaneira para este resultado”, destaca.
A superintendente destaca ainda que o eixo da educação que propicia a continuidade do histórico pedagógico, oferecendo oportunidades, despertando valores e potencialidades dos socioeducandos.
Enem PPL
Para ajudar os estudantes privados de liberdade na preparação para o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). A prova avalia o desempenho do participante que concluiu o ensino médio e, a partir de critérios utilizados pelo Ministério da Educação (MEC), permite o acesso ao ensino superior por meio de programas como Sisu, Prouni e Fies.