Na 8ª sessão ordinária da Câmara de Dourados, realizada na segunda-feira (28), o vereador Laudir Munaretto (MDB) apresentou indicação solicitando estudos e posterior instalação na cidade de caixas coletoras popularmente chamadas de “bueiros inteligentes”.
O equipamento consiste em uma caixa coletora com alças laterais de metal, produzida em diversas medidas de acordo com cada bueiro, o que impede que a sujeira e dejetos caiam na rede pluvial.
As caixas funcionam como filtro, liberando o escoamento da água e retendo resíduos sólidos. Com isso, torna-se possível impedir que a sujeira chegue até os rios ou fique acumulada, provocando entupimento. As caixas coletoras proporcionam a reciclagem do lixo que, em geral, escoa junto com as águas da chuva seguindo direto para os rios, córregos e mares.
Outra vantagem do bueiro inteligente é que ele agiliza o trabalho de empresas responsáveis pela limpeza da cidade, otimizando tempo.
“A medida contribui para o meio ambiente e melhora a qualidade de vida dos cidadãos, principalmente nas áreas com maior chance de enchente no município. Isso porque é uma solução definitiva e preventiva, não apenas corretiva como acontece atualmente”, explicou o vereador.
O documento foi endereçado ao prefeito Alan Guedes (PP), ao secretário de Governo e Gestão Estratégica Henrique Sartori de Almeida Prado, ao secretário municipal de Serviços Urbanos Romualdo Diniz Salgado Junior e também ao secretário municipal de Obras Públicas Luis Gustavo Casarin.
Demais indicações
Ainda durante a 8ª sessão ordinária, Laudir solicitou tapa-buraco na Rua Vanilton Finamore, no percurso que compreende as ruas Weimar Gonçalves Torres e Ponta Porã.
Também foram solicitados serviços de limpeza e roçada no Ceper do BNH 2º Plano e manutenção nos brinquedos do parque. Além disso, foi apresentada indicação para que sejam adotadas providências no combate à infestação de escorpiões relatada por moradores do Jardim Rasselen.