A Prefeitura de Dourados autorizou, na manhã desta quinta-feira (11), o início das obras de revitalização do Parque Ambiental Victélio Pellegrin, no Jardim Novo Horizonte. O investimento, de R$ 3.030.557,13, será viabilizado por meio do programa Itaipu Mais que Energia, com execução da empresa AOG Engenharia Ltda. A assinatura da ordem de serviço reuniu o prefeito Marçal Filho, vereadores, moradores da região e professores da Escola Municipal Luiz Antônio Álvares Gonçalves, que fica em frente ao parque.
Criado há duas décadas em uma área de 135 mil metros quadrados, o parque foi concebido como espaço de convivência, mas acabou deteriorado com o tempo. A falta de manutenção afastou os moradores e facilitou a ocupação irregular da área, tornando urgente sua recuperação.
Durante o lançamento da obra, o prefeito destacou que as melhorias integram o calendário de ações pelo aniversário de 90 anos de Dourados, comemorado em 20 de dezembro. Marçal também ressaltou que a gestão municipal tem atuado para recuperar equipamentos públicos negligenciados ao longo do tempo. “É um momento importante para Dourados”, enfatizou. “Estamos comemorando com trabalho, com entregas e com a responsabilidade de cuidar das pessoas”, prosseguiu. “Este parque será devolvido à comunidade com qualidade, como todas as obras que estamos fazendo”, afirmou Marçal Filho.
O prefeito lembrou ainda que, na semana anterior, foi lançada a construção da Unidade de Saúde do Jardim dos Estados, e, nesta quarta-feira (10), a ordem de serviço para ampliação da Escola Municipal Maria Conceição Angélica, no Jardim Guaicurus, com a construção de novas salas de aula para atender as séries iniciais em dois turnos. Marçal Filho reforçou que o déficit de vagas no ensino fundamental será reduzido no próximo ano com a adesão de dez escolas estaduais que passarão a ofertar 4º e 5º anos, abrindo mais de 1.050 vagas e permitindo que a rede municipal concentre sua expansão nas turmas do Pré ao 3º ano.
NOVO PARQUE
O projeto de revitalização prevê ampliação da pista de caminhada, que chegará a 5 mil metros quadrados, implantação de um Centro de Educação Ambiental de 146,90 metros quadrados, reestruturação completa do parquinho infantil, revitalização do campo de futebol e da quadra de vôlei de areia, instalação de academia ao ar livre, criação de uma trilha ecológica, construção de uma pista de skate e implantação de área destinada à horta ecológica e comunitária. O parque também receberá iluminação reforçada e videomonitoramento integrado ao sistema da Guarda Municipal.
O bosque existente será preservado, e os trabalhos terão início pela limpeza geral do local. O projeto foi desenvolvido com participação dos moradores, a partir de um levantamento realizado por alunos e professores da Unigran, que identificou como prioridades a pista de caminhada, a ampliação das áreas esportivas e a criação de um espaço ambiental.
O lançamento da revitalização foi comemorada por moradores e comerciantes do entorno. Mônica de Melo Lopes dos Santos, que reside há 20 anos ao lado do parque, afirmou que o espaço estava abandonado e deixou de ser utilizado pela comunidade, e que agora, com as obras, o local voltará a ser útil e seguro. Já a empresária Jéssica de Andrade, proprietária de uma gráfica em frente ao parque, destacou que a população será a principal beneficiada, já que a presença constante de pessoas em situação de rua gerava insegurança na região.
Vereadores também elogiaram o projeto e a postura da administração municipal. A vereadora Ana Paula Benitez, diretora da escola vizinha ao parque, afirmou que a revitalização representa um ganho direto para os estudantes e moradores. Já o vereador Jânio Miguel lembrou que Marçal, ainda quando exerceu mandato de vereador, defendia que o Executivo deveria primeiro recuperar espaços públicos existentes antes de lançar novas obras, e que, agora como prefeito, tem cumprido esse compromisso.
Além deles, participaram da solenidade os vereadores Sargento Prates, Pedro Pepa, Laudir Munaretto, Karla Gomes, Liandra Brambilla, Dill do Povo, Edson Souza, Cemar Arnal, Elias Ishy, Sérgio Nogueira, Marcelo Mourão e Márcio Pudim.
Com a ordem de serviço assinada, a expectativa é que o Parque Victélio Pellegrin volte a ser um importante espaço de lazer, esporte e convivência para as famílias do Jardim Novo Horizonte e regiões próximas. A previsão é que o serviço seja concluído em um ano.