Nesta segunda-feira (27), às 9h30, o secretário Executivo do Ministério da Saúde, Adriano Massuda, participa da inauguração da Policlínica Cone Sul, em Dourados, ao lado do prefeito Marçal Filho e do governador Eduardo Riedel. Com capacidade para 6.900 consultas e exames por mês, a unidade é a primeira etapa em operação do Hospital Regional de Dourados “Olga Castoldi Parizotto”.
A ampliação da estrutura da rede pública de saúde é uma das iniciativas do programa Agora Tem Especialistas, que conta com um conjunto de ações para aumentar a capacidade de atendimento do SUS, a fim de reduzir o tempo de espera por consultas, exames e cirurgias.
Às 12h, o secretário executivo do Ministério da Saúde visita, em Dourados, o Samu Indígena, o primeiro do país. O serviço funciona 24 horas na área do Hospital da Missão Evangélica Kaiowá, dentro da reserva Aldeia Jaguapiru, beneficiando 18 mil indígenas.
O Samu indígena conta com 14 profissionais, sendo sete indígenas bilíngues (português e guarani), e oferece um atendimento culturalmente adequado, reduzindo o tempo de espera para emergências pela metade.