A Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira (Defron) da Polícia Civil, prendeu na manhã desta quinta-feira (2), Loudes Paez Córdoba, 36 anos conhecida como “patroa do tráfico” e Juan Martins Serda, 24 anos em Coronel Sapucaia, região de fronteira com 189 quilos de maconha.
Segundo informações policiais, as investigações apontavam que a mulher seria a principal responsável, na cidade de Coronel Sapucaia, por abastecer compradores de drogas que seriam comercializadas no varejo na Grande Dourados e em Campo Grande. Sendo que para não chamar a atenção dos policiais, abastecia veículos de passeio com até 300 quilos de maconha e skunk.
A polícia acredita que com essa logística, mensalmente dezenas de veículos eram carregados com as substâncias ilícitas fornecidas pela “patroa do tráfico”, conforme a Defron apurou ao efetuar a apreensão de diversas cargas transportadas em automóveis de passeio.
Nesta quarta-feira (1), com a chegada de um comprador, que já havia encomendado certa quantidade de drogas, a investigada atravessou a fronteira e na cidade paraguaia de Capitão Bado buscou, com o auxílio de um comparsa, as substâncias que logo após levadas para o Brasil já seriam retiradas.
Ciente dessa situação, os policiais, ao monitorarem o imóvel onde reside a “patroa do tráfico”, identificaram o momento em que o automóvel por ela dirigido entrou em um imóvel, sendo então realizada incursão no local.
No carro e no imóvel foram apreendidos 189,850 quilos de maconha, droga que seria destinada a compradores residentes em Ivinhema, conforme dito pela presa.
Ambos foram autuados em flagrante por tráfico de drogas e associação para o tráfico, sendo representado pela decretação de suas prisões preventivas.
(Com informações Adilson Domingos)