Projeto Ressignificar traz para Dourados procedimento de redesenho de aréola totalmente gratuito para mulheres mastectomizadas
A tatuadora campo-grandense Larissa Fogaça, está em Dourados nesta sexta-feira (15) para atender mulheres que desejam ‘camuflar’ as cicatrizes deixadas pelo tratamento do câncer. O projeto Ressignificar atende mulheres de todo Mato Grosso do Sul que passaram por procedimentos para o tratamento do câncer, em sua maioria mulheres que retiraram a mama ou parte da mama.
A atividade acontece sempre no “Outubro Rosa”, data que é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença, com atendimentos regionalizados, sendo em Ponta Porã, Caarapó e Dourados. Nesta sexta-feira o atendimento acontece na Rede Feminina de Combate ao Câncer em Dourados.
Quase 100 mulheres já passaram pelo procedimento de micro pigmentação realizado por Larissa, que contou a reportagem do Dourados Informa, que a vontade de fazer algo pelas pessoas que enfrentam o câncer surgiu depois que ela acompanhou a ‘graça da cura’ do seu primo ainda criança. No momento, Larissa viu e acompanhou óbitos e sofrimentos de crianças que passavam por tratamentos na Santa Casa da Capital. “Eu queria fazer algo para passar aquele sofrimento”, contou Fogaça.
A tatuadora contou que foi para São Paulo onde fez o curso e hoje realiza os procedimentos em várias regiões do estado. “Onde ela (mulher) precisar eu estarei lá para ajudar, se eu não puder ir até ela, de alguma forma trabalhamos para que ela chegue até mim em Campo Grande, onde realizo o procedimento”, disse Larissa.
A realização da mastectomia, cirurgia de retirada total ou parcial da mama, não deixa apenas cicatrizes físicas, mas também emocionais. O procedimento pode abalar a autoestima das pacientes de câncer de mama e gerar dificuldades para lidar com a imagem do próprio corpo.
O atendimento hoje em Dourados acontece na Rede Feminina de Combate ao Câncer no horário comercial, pessoas interessadas podem entrar em contato pelo telefone (67) 3421-1827.