A prefeitura de Dourados contabilizou 3184 passageiros transportados pela Latam Airlines no primeiro mês de atividades da empresa no Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira. A aeronave Airbus A319, com capacidade para 144 passageiros, fez 13 voos partindo de Dourados com destino ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, transportando um total de 1664 pessoas, e outros 13 voos chegaram ao município trazendo 1520 passageiros. A ocupação média da aeronave que decolou de Dourados foi de 128 pessoas, com o recorde sendo registrado na última segunda-feira (6) quando 136 dos 144 assentos estavam ocupados.
A Latam Airline começou a operar os voos comerciais no Aeroporto Regional de Dourados no dia 8 de setembro, com aterrissagens às 8h40 e decolagem às 9h20, toda segunda, quinta e sexta-feira. “Os números do primeiro mês, mesmo com voos apenas 3 dias na semana, comprovam o potencial de Dourados e região para a aviação comercial e outras empresas aéreas estão de olho nesse mercado”, analisa o prefeito Marçal Filho. “Com essa taxa de ocupação, a Latam terá que decidir se passa a operar de segunda a sexta-feira ou se abrirá espaço para que outras empresas atuem em nossa cidade”, analisa o prefeito.
Marçal Filho destaca o potencial econômico de Dourados e lembra que toda vez que recebia algum grupo empresarial no gabinete, para discutir investimentos no município, a pergunta era sempre a mesma: quando o aeroporto vai receber voos comerciais? “Quando tomamos posse, já na primeira semana de governo, iniciamos os trabalhos para reabrir o aeroporto que estava fechado há quatro anos e retomar os voos comerciais, portanto os 3184 passageiros transportados em apenas um mês comprovam o quanto Dourados precisava do seu aeroporto atuante”, completa Marçal Filho.
A partir desta quinta-feira (9), os passageiros que chegarem a Dourados serão recebidos com um painel de quase 50 metros desejando as boas-vindas e reafirmando o cuidado que nossa cidade tem com as pessoas. O painel foi estrategicamente instalado no local onde está o tapume que separa a taxiway (área de manobra do Airbus A319) das obras de construção do novo e moderno Terminal de Passageiros do Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira.
O secretário municipal de Serviços Urbanos, Luis Roberto Martins, destacou o fato da Latam ter transportado 3184 passageiros em 30 dias nas operações em Dourados. “Cabe ressaltar que são apenas três voos por semana, o que indica que as decolagens estão completamente lotadas”, analisa. “É gratificante ver isso, nos deixa muito feliz e tem uma importância muito grande para a nossa região, demonstrando o potencial de Dourados como polo regional, polo do agronegócio, polo educacional, polo da saúde, que atende vários municípios da região, e esses voos têm sido fundamentais para a nossa cidade”, completou. “Parabéns ao prefeito Marçal Filho pelo empenho, por ter perseguido esse objetivo com tanta dedicação”, finalizou.
Para o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Dourados (Aced), Everaldo Leite, a retomada dos voos foi um divisor de águas. “Já sentimos a diferença no ambiente de negócios”, enfatizou. “Uma taxa média de ocupação de 90% demonstra que havia demanda reprimida e que a cidade precisava dessa conectividade”, continuou. “Para o comércio, o impacto tem sido direto, pois facilita a vinda de fornecedores, investidores e clientes, reduz custos logísticos e amplia o mercado para os nossos produtos e serviços”, ressaltou. “Para a economia local, é um fator que atrai novos empreendimentos e fortalece Dourados como polo regional, principalmente em setores como agronegócio, saúde, educação e tecnologia”, completou Everaldo.
Já o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Giovani Dal Molin, destacou a importância da retomada dos voos comerciais para o fortalecimento econômico e turístico do município. “A reativação das rotas aéreas comprovou o quanto a cidade necessitava desse serviço”, destacou. “O funcionamento regular do aeroporto é fundamental para o comércio, para os empresários e para o turismo local, pois facilita o acesso à cidade e impulsiona a movimentação de pessoas e negócios”, disse ele. “A conectividade traz agilidade às negociações e processos, já que possibilita o deslocamento rápido para outros municípios e capitais”, ressaltou, defendendo a ampliação da atual capacidade de voos. O prefeito Marçal Filho já entrou em contato com diretores da Gol e da Azul e tem expectativa das empresas passarem a operar em Dourados.