Em redes sociais e rádios, moradores de Dourados apontam falta de planejamento da atual administração
Hoje (4) é o primeiro dia do prazo para fazer a pré-matrícula para escolas e Ceims da Rede Municipal de Ensino de Dourados. Entretanto, o sistema online da prefeitura entrou em colapso e quase ninguém conseguiu fazer a inscrição.
Nas redes sociais e nas rádios da cidade, choveu reclamação de moradores revoltados com a falta de planejamento da administração do prefeito Alan Guedes (PP). “Como pode o site da prefeitura de uma cidade com população estimada em 260 mil moradores não conseguir permanecer no ar para matricula de 35 mil alunos?”, questionou morador.
Pais de alunos afirmam que mais uma vez faltou organização por parte da Secretaria de Educação, já que todos os anos existe grande procura pela pré-matrícula. “Já fico imaginando o caos que será quando sair a designação e precisar enfrentar fila para confirmar a vaga”, afirmou uma douradense.
Em comunicado divulgado nesta tarde, a Secretaria de Educação informou que a página para pré-matrícula apresenta instabilidade devido ao grande número de acessos. “A equipe técnica já está trabalhando para solucionar o problema. É importante ressaltar que não haverá prejuízos nas inscrições. A pré-matrícula online permanecerá aberta”, alegou a prefeitura.
De acordo com o calendário disponibilizado no Edital de Matrícula, pais e responsáveis devem escolher três unidades escolares como opções para os alunos e uma delas, de acordo com a disponibilidade de vagas, será designada para matrícula.
A primeira designação acontece no dia 13 de janeiro e a confirmação de matrícula nos Centros de Educação Infantil e nas escolas municipais acontece entre de 16 a 18 deste mês. A segunda designação será no dia 20 de janeiro e a confirmação de matrícula entre de 23 a 25. A terceira e última designação acontece no dia 27 de janeiro e o período de matrícula acontece entre 30 de janeiro e 1º de fevereiro. O ano letivo começa no dia 6 de fevereiro, com encontros de formação dos professores. As aulas começam efetivamente no dia 13 de fevereiro.
A Rede Municipal de Ensino de Dourados conta com 46 escolas na cidade, na zona rural e áreas indígenas, 39 Ceims e nove instituições conveniadas. Em 2022, a Reme tinha 33 mil alunos.