Essa primeira etapa terá duração de 60 dias e visa, segundo o IMAM, incentivar a participação da população
O tão esperado Plano Diretor de Arborização Urbana (PDAU) começa a sair do papel. Seguindo uma das determinações do Plano, publicado no Diário Oficial do Município em dezembro do ano passado, o Departamento de Arborização Urbana, em parceria com o Departamento de Educação Ambiental do IMAM/Secretaria de Meio Ambiente, estão desenvolvendo desde o dia 17 (março) a primeira etapa de uma pesquisa para avaliar a percepção da população sobre a arborização da cidade.
Essa primeira etapa terá duração de 60 dias e visa, segundo o IMAM, incentivar a participação da população na execução do Plano. Neste período todos os participantes estarão concorrendo a um Vale Arborização no valor de R$ 100,00. O Vale Arborização será sorteado no dia 20 de maio de 2021.
A implantação do Plano é urgente: a cidade tem vivido o caos a cada chuva mais forte por conta de árvores inadequadas com equipamentos urbanos, como fiações elétricas, encanamentos, calhas, calçamentos, muros e postes de iluminação.
As quedas são constantes e danificam patrimônios públicos e privados, afora o transtorno ao transito até a retirada dos troncos e galhos quando caídos em vias públicas. O PDAU foi criado para reverter esse quadro, inclusive com prazo definido, que é 2023, e a expectativa dos ambientalistas e da cidade inteira é que, finalmente, seja revisto o sistema de arborização da cidade, que vem da época da gestão do ex-prefeito José Elias Moreira.
As quedas de árvores provocam estragos diversos: carros são atingidos, ruas bloqueadas e a rede de distribuição de energia elétrica sofre graves danos, ocasionando interrupção do fornecimento em regiões inteiras da cidade.