Na noite desta terça-feira (25), foram apreendidos cerca de R$ 1 milhão em produtos contrabandeados e descaminho em depósito clandestino no distrito de Cruzaltina, em Douradina. Ninguém foi preso.
De acordo com o boletim policial, a ação foi deflagrada pelo Garras (Delegacia Especializada de Repressão a Roubos a Bancos, Assaltos e Sequestros) e Defron (Delegacia Especializada de Repressão ao Crimes de Fronteira) após investigação que identificou os entrepostos dos grupos de contrabandistas, na região de fronteira.
Os produtos apreendidos foram transportados por caminhão, caminhonete até o depósito do Defron e, posteriormente, serão levados para a Receita Federal de Dourados.
Entre os materiais apreendidos estão cigarros, bolas de pneus, fardos de roupa, relógios, papel de seda, essência de narguilé, fones de ouvido, alto falantes, perfumes, isqueiros, cosméticos, peças de informática, cadeados e caixas de fumo.
O crime de contrabando, que prevê pena de dois a cinco anos de prisão, acontece quando há uma importação de mercadoria proibida para o território nacional. Já o crime de descaminho é uma contravenção relacionada ao não pagamento do imposto devido de produtos com comércio autorizado. A pena é de reclusão de 1 a 4 anos, além de multa.