A Prefeitura de Dourados, através da Secretaria Municipal de Educação, anunciou nesta quinta-feira (10) o adiamento do retorno das aulas na Reme (Rede Municipal de Ensino).
As aulas começariam na próxima segunda-feira, dia 14, mas de forma preventiva, para garantir a segurança de alunos e profissionais, em razão do aumento de casos da covid-19, ficou definido a transferência do início das aulas presenciais para o dia 24 de fevereiro.
A secretária de Educação Ana Paula Benitez Fernandes explica que dessa forma os pais também terão um tempo maior para se organizar para o retorno. “Estive em reunião com o prefeito na manhã de hoje e decidimos adiar o calendário escolar. Ressaltamos ainda que os responsáveis podem procurar a Semed a partir de hoje, então podem vir amanhã, segunda, terça ou quando acharem melhor. Nós vamos trabalhar, como trabalhamos o ano passado, e nenhuma criança vai ficar fora da sala de aula”.
Vacina
Pensando em ampliar o acesso a vacina contra covid-19, a Secretaria Municipal de Saúde realiza nesta sexta-feira (11) o Dia D de vacinação infantil em Dourados. A vacinação vai acontecer em todas as Unidades de Saúde do município das 8h às 16h, sem precisar de agendamento.
Lembrando que a vacinação infantil contra a covid-19 está sendo realizada na faixa etária de 5 a 11 anos, sendo necessário estar acompanhado dos pais ou responsáveis. Também é preciso levar a caderneta de vacinação e o cartão do SUS.
Vagas
Também hoje, a Prefeitura de Dourados deu início à designação manual de alunos. Centenas de pessoas ficaram na fila desde a madrugada para conseguir uma vaga.
A prefeitura garantiu que todos os alunos cadastrados no sistema terão vaga na rede garantida e ressalta que o município zerou a fila de espera por vagas em 2021.
A Semed reforça que não é preciso formar filas na Central de Matrículas, pois o atendimento ocorre todos os dias e, ainda, o sistema conta com número de telefone e a equipe entrará em contato caso o aluno ainda tenha sido designado.
A designação manual é destinada para aqueles pais que não conseguiram designar seus filhos de forma automática ou perderam o prazo para realizar a confirmação da matrícula na escola correspondente.
“Portanto, este processo é apenas para aqueles pais que ainda não conseguiram vaga e não é preciso formar filas na Central de Matrícula, pois todos serão atendidos. A equipe visa o melhor para o aluno, buscando garantir vaga na escola ou Ceim mais próximo”, destacou a secretária Ana Paula Benitez Fernandes.
Outro ponto importante é que, neste momento, os pais que desejam realizar a transferência do aluno de escola devem esperar. “Transferências só acontecem depois do início do ano letivo. Depois que começar as aulas, é preciso esperar ao menos uma semana na escola para poder transferir o aluno para outra unidade”, reforçou.
Atualmente, existem mais de 7 mil vagas na educação infantil (em 38 Centros de Educação Infantil Municipal), 19 mil do 1º ao 5º ano e 6 mil do 6º ao 9º em 46 escolas municipais.
O município ainda conta com nove escolas conveniadas, que podem fornecer até 3 mil vagas. “Essas vagas só serão direcionadas quando zerarmos as vagas existentes no município”, afirmou a secretária. O município espera atender até 33 mil alunos na Reme em 2022.