Com cidade tomada pelo mato, município explica que tomou medida para adequar planilha de valores
A Prefeitura de Dourados informou nesta sexta-feira (22) que está suspenso o pregão presencial marcado para segunda-feira (22) para contratação de empresa especializada para prestação de serviços de limpeza e conservação de vias, logradouros, parques, praças e espaços públicos.
Em nota encaminhada pela assessoria de imprensa, a Secretaria Municipal de Administração promete “para breve” o lançamento de outra licitação. Sem prestador de serviço e sem equipe própria da prefeitura, a cidade voltou a ficar tomada de mato, assim como estava no final do ano passado.
“O edital de licitação quando publicado passa por um período de análise pela sociedade e pelos interessados que podem, legalmente, resultar em questionamentos diante das escolhas da administração pública para solução pretendida. É momento tão importante quanto a disputa, que ocorrerá na data da sessão pública, pois nele, se pode identificar situações que podem melhorar a ação pretendida ou prejudicar a execução contratual caso não saneado a tempo”, explicou o secretário municipal de Administração Vander Matoso.
Ele continua: “suspender uma sessão nada mais é do que aproveitar o momento para fazer os ajustes necessários nas condições do edital para não se correr o risco de infringir os princípios básicos de um processo licitatório, principalmente o da busca pela proposta mais vantajosa para a administração”.
Segundo ele, a suspensão atende à solicitação da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, e se dá pela necessidade de prazo para análise de aspectos técnicos do processo licitatório em decorrência de questionamentos apresentados, assim como, a readequação e atualização das planilhas que compõem o edital.
“No caso concreto, em razão da alta desenfreada dos preços dos combustíveis, insumos de grande importância na prestação do serviço, foi necessário trazer a planilha de composição dos custos unitários para a realidade do mercado, sob o risco de se inviabilizar a contratação e a prestação do serviço em curtíssimo prazo. A solução deverá ocorrer na próxima semana e a nova sessão pública será oito dias úteis depois da republicação do edital”, explica o secretário.