As aulas presenciais de alunos matriculados na Rede Municipal de Ensino de Dourados começaram nesta quinta-feira (24). São pelo menos 33 mil alunos que iniciam o ano letivo recebendo novos uniformes e kit escolar adquiridos pela prefeitura. O prefeito Alan Guedes visitou escolas e acompanhou a volta de crianças e adolescentes às aulas.
Em algumas escolas houve fila para medir a temperatura e passar álcool gel nas mãos, medidas adotadas por causa da pandemia de covid-19. Na Escola Lóide Bonfim Andrade, no Jardim Água Boa, a fila nesta tarde chegava até a esquina rua a Rua Adelina Rogotti.
“A educação é um dos nossos focos de gestão e durante o ano de 2021 trabalhamos para poder entregar os novos uniformes e kits escolares já no início do ano letivo. Esse é nosso compromisso, de fornecer esse material para que as crianças possam usufruir do material em sala de aula”, disse Alan Guedes.
Segundo a prefeitura, a entrega dos uniformes e kits será de forma gradativa para todos alunos. A volta às aulas ocorre de modo 100% presencial, seguindo todos os protocolos de biossegurança.
Todas as escolas da rede possuem termômetro, dispensers de álcool em gel, cartazes que orientam sobre o distanciamento social e exigem o uso de máscaras. Além disso, casa unidade disponibiliza uma pessoa nos bebedouros, responsável por encher garrafinhas de uso pessoal e individual das crianças.
A volta às aulas também era aguardada pelos pais e alunos. Para Diana Figueiredo, mãe da pequena Heloísa, de 5 anos, estar na escola promove outros benefícios que vão além da aprendizagem.
“Ela entra no 1º ano e dar esse passo é um desafio, ainda mais que os últimos dois anos foram de muito medo por conta da covid, mas tenho certeza que na escola ela vai aprender muito mais e se desenvolver em contato com outras crianças. Só de falar que ela iria começar na escola ela já estava ansiosa e querendo conhecer tudo de perto”, contou.