Nesta primeira semana de julho, professores e estudantes do curso de História da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) começam a organizar o acervo de documentos impressos do Museu Histórico e Cultural de Dourados. Essa é a primeira etapa do projeto “Dias de Museu e Ensino de História”, que foi lançado em 24 de junho, será realizado até março de 2025 e é resultado de acordo de cooperação técnica entre a Universidade e a Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.
São mais de 30 pessoas, da graduação e pós-graduação, envolvidas nos três grupos responsáveis pelo projeto: Programa de Residência Pedagógica em História, Programa de Educação Tutorial “Conexões de Saberes - História” e Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino, História e Educação.
Juntas, buscarão desenvolver várias iniciativas para potencializar o museu como espaço de valorização da história regional e de seus diversos sujeitos – agentes políticos, movimentos sociais, mulheres, instituições educacionais, entre inúmeros outros. Por isso, para dar visibilidade ao museu e incentivar as pessoas a conhecerem o espaço, neste segundo semestre de 2023, enquanto acontecem os trabalhos de organização documental, também serão promovidas ações de divulgação do museu nas escolas.
Como o foco do projeto está nos documentos que estão guardados nos armários, a atividade não altera as peças que estão disponíveis para o público. Dessa forma, o museu continuará recebendo visitantes no período matutino e está localizado no anexo superior do Terminal Rodoviário Municipal Renato Lemes Soares. Somente estará fechado no período vespertino, para expediente interno.
A organização documental irá identificar o que existe no acervo, qualificar o conteúdo e criar um banco de dados. Em um primeiro momento já foi possível verificar registros importantes como, por exemplo, atas da Câmara de Vereadores, coleções físicas do Jornal O Progresso e livros memorialistas da década de 80 sobre os pioneiros. Para iniciar os trabalhos no acervo, a Secretaria Municipal de Cultura viabilizou os equipamentos de segurança (luvas, máscaras e protetor facial face shield) para evitar contaminação durante o manuseio dos papéis antigos.
Após descobrir o que esses documentos contêm, será analisada a viabilidade de produção de materiais didáticos, exposições itinerantes e outras iniciativas nesse sentido. No entanto, como um dos principais objetivos é a contribuição na formação de professores, tanto os estudantes da licenciatura em História serão impactados com a vivência no museu, quanto os professores de escolas públicas e privadas serão alcançados pelas ações do projeto, por meio do oferecimento de cursos sobre temáticas relativas aos museus, história regional e educação patrimonial.
Coordenado pelos professores do curso de História, Adriana Aparecida Pinto e Losandro Antônio Tedeschi, o projeto “Dias de Museu e Ensino de História” atuará nas três frentes de trabalhos inerentes à universidade pública: ensino, pesquisa e extensão. Para além da contribuição direta na formação de professores, entre os objetivos voltados à comunidade em geral, está o de “potencializar a aprendizagem de crianças e adultos em busca de um processo ativo de conhecimento, apropriação e valorização de sua herança cultural, contribuindo para um melhor usufruto dos bens culturais (materiais e imateriais) e propiciando a geração e a produção de novos conhecimentos, num processo contínuo de criação cultural”.