Os profissionais das áreas da intervenção e da regulação do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e alguns acadêmicos de Medicina participaram do curso sobre Urgências e Emergências clínicas no pré-hospitalar, que foi ministrado pelo Dr. Humberto Schwingel.
“Inicialmente foi idealizado para os funcionários Samu (intervenção e regulação) e acadêmicos de medicina, porém, como teve uma repercussão positiva, abrimos para os demais profissionais de saúde, até totalizar 70 pessoas, as vagas se esgotaram em menos de um dia. O curso visa aprimorar os atendimentos das equipes de intervenção e levar a realidade e a compreensão à equipe de regulação, sobre o que é realmente uma chamada com sinais de urgência”, explica a coordenadora do NEP (Núcleo de Educação Permanente) Samu Dourados, a enfermeira Paula Batista.
O treinamento aconteceu na manhã deste sábado (1). “O Samu tem buscado recorrentemente aperfeiçoar os atendimentos prestados, tentando oferecer às vítimas um cuidado de excelência, além de mirar em um trabalho a ser realizado de maneira uniforme e eficiente nas diversas intercorrências, tais como: infarto, derrames, crises convulsivas, doenças pulmonares, paradas cardiorrespiratórias, entre outras”, ressalta o coordenador do Samu, Dr. Messias Mendonça.
É importante destacar que o Samu busca constantemente reafirmar todos os sintomas que precedem uma urgência, a fim de proporcionar uma melhor triagem e consequentemente, atendimentos mais ágeis e melhores.
“Atualmente, o Samu, através do NEP, tem realizado treinamentos internos e externos (escolas, empresas, postos de saúde, igrejas, Agetran, GM, defesa civil e parcerias com as Universidades com Projetos na UFGD e UEMS). Enfim, através de informação, treinamentos e cursos, estamos levando à população de Dourados um melhor atendimento”, reforça Paula .
O NEP (Núcleo de Educação Permanente) Samu tem trabalhado constantemente para levar o conhecimento e orientações aos profissionais de todas as áreas, à população e aos colaboradores. Com apenas um ano de reativação, o NEP já treinou todas unidades de Saúde de Dourados em temas como parada cardiorrespiratória, ressuscitação cardiopulmonar (BLS), engasgamentos e primeiros socorros nas principais urgências e emergências clínicas. “Várias instituições receberam este treinamento, totalizando aproximadamente 1500 pessoas treinadas em suporte básico de vida e mais de 60 instituições”, enumera.