Aparelhos estão nos mesmos locais onde funcionavam os da Perkons, empresa que teve o contrato com o Governo de Mato Grosso do Sul rescindido em 2019
Popularmente conhecidos como lombadas eletrônicas, equipamentos de fiscalização eletrônica de velocidade começaram a ser reinstalados nas ruas de Dourados após três anos.
O Dourados Informa apurou aparelhos nos mesmos locais onde funcionavam os da Perkons, empresa que teve o contrato com o Governo de Mato Grosso do Sul rescindido em 2019.
Ainda inativos, os radares são fruto de convênio celebrado entre a Agetran (Agência Municipal de Transportes e Trânsito) e o Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito).
Esse vínculo envolveu R$ 8,6 milhões em investimentos estaduais para modernização de agências e melhoria da mobilidade urbana na maior e mais populosa cidade do interior de Mato Grosso do Sul.
Desse montante, R$ 400 mil foram investidos “na aquisição de 79 equipamentos de fiscalização eletrônica de velocidade distribuídos nas principais vias da cidade”, segundo o Detran-MS.
Parceria semelhante realizada com a agência municipal de trânsito de Campo Grande possibilitou a ativação de equipamentos desde maio de 2022, quando voltaram a ser aplicadas multas sobre quem trafega com veículos em velocidade acima de 30 quilômetros por hora nos trechos monitorados.
Na capital, as sanções só começaram após período de campanha educativa. O mesmo deve acontecer em Dourados, onde a Agetran ainda deve divulgar cronograma para população saber quando os equipamentos de fiscalização eletrônica de velocidade serão reativados.
Um dos pontos onde a reportagem do Dourados Informa verificou lombadas eletrônicas foi na Avenida Weimar Gonçalves Torres, na frente da Escola Estadual Menodora Fialho de Figueiredo.
Esse trecho teve lombadas eletrônicas até 2019 e em 2021 foi avaliado pelo Detran-MS, que elaborou estudos técnicos com “objetivo analisar as condições de segurança em trechos críticos de vias, em especial quanto a usuários vulneráveis – pedestres e ciclistas, de modo a recomendar a instalação de equipamentos eletrônicos medidores de velocidade para veículos automotores, segundo a legislação pertinente em vigor”.
No relatório, foram apontados como fatores de risco: “via plana com fluxo de pedestres de forma generalizada durante o dia, e intenso fluxo concentrado em horários específicos de entrada e saída da Escola; presença de ciclista de forma generalizada durante o dia; ausência de brechas para travessia segura; e velocidade praticada incompatível com segurança para o local”.