Bebê foi transferido para Santa Casa de Campo Grande
Um recém-nascido sofreu queimaduras na incubadora da maternidade do HU-UFGD (Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados) e precisou ser transferido para ala de queimados da Santa Casa de Campo Grande.
Ao Dourados Informa, a advogada Rosa Medeiros Bezerra disse que os pais do bebê vão à Polícia Federal para representar criminalmente contra a unidade administrada pela Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares).
Segundo relato obtido pela reportagem, a mulher grávida de gêmeos deu entrada no HU-UFGD no dia 19 de março e o primeiro bebê nasceu de parto normal. Segundo o pai, houve necessidade de uma cesariana para o segundo parto, que ocorreu sem problemas.
Porém, ele relata que algum tempo depois o médico lhe informou que o filho teve “um queimadinho” e iria ficar bem com medicação. Disse ainda que quando viu o bebê notou que estava todo queimado e ao questionar o profissional, foi informado sobre um erro da equipe da maternidade que teria colocado o recém-nascido na incubadora muito quente.
Posteriormente, os gêmeos precisaram ir para a UTI (Unidade de Tratamento Intensivo), um com problema de respiração e o outro pelas queimaduras. No sábado (25), houve a transferência do queimado para a Santa Casa da capital.
Ainda conforme relato do pai dos bebês, a mãe foi de acompanhante, sem medicação por causa da cesárea e ficou totalmente abalada, com medo tanto pelo estado de saúde o filho transferido quanto pelo que ficou internado em Dourados.
Procurada pela reportagem do Dourados Informa, a assessoria de comunicação do HU-UFGD enviou nota admitindo o erro e pediu desculpas à família.
Leia a nota na íntegra:
O Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados, vinculado à Rede Ebserh (HU-UFGD/Ebserh), informa que, após um parto de gêmeos, um dos recém-nascidos se encontrava com temperatura corporal baixa, necessitando de cuidados para recuperação de sua temperatura corporal.
Durante o procedimento, o recém-nascido sofreu queimaduras. O hospital realizou os primeiros atendimentos intensivos, informou os familiares e procedeu com a transferência para a Santa Casa de Campo Grande, centro especializado em cuidados de queimados.
O HU-UFGD/Ebserh está apurando rigorosamente as razões que ocasionaram esse evento adverso.
A unidade hospitalar lamenta profundamente o ocorrido e publicamente pede desculpas aos familiares, ressaltando a consternação de toda a equipe, vocacionada ao atendimento materno-infantil, com o momento que a família está vivenciando.
A equipe multiprofissional da unidade hospitalar está à disposição da família para qualquer tipo de cuidado em saúde que for necessário.
*Matéria alterada às 16h01 para inclusão da nota do HU-UFGD.