Um ataque hacker identificado na madrugada do dia 26 de dezembro, tirou do ar todo o sistema da Sanesul, companhia de saneamento que atende 68 dos 79 municípios de Mato Grosso do Sul, fazendo com que os serviços oferecidos pela plataforma ficassem interrompidos.
Um boletim de ocorrência foi registrado na Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) da Capital, detalhando o ataque que comprometeu todas as funções do sistema, entre as quais, registros de ocorrência, abertura de ordem de serviço, cadastro de consumidores, leitura e faturamento, recursos humanos, infraestrutura, financeiro, patrimônio.
Em Dourados pelo menos 11 mil consumidores foram afetados pelas cobranças indevidas, causando transtornos e reclamações ao Procon do município.
Em nota a Sanesul publicou que “já corrigiu tais distorções e está emitindo novas contas que serão entregues, sem nenhum prejuízo aos clientes, e sem a necessidade do mesmo se deslocar até o escritório local da empresa”, segundo a nota.
O diretor Comercial e de Operações da empresa, Onofre Assis de Souza, lamentou o ocorrido, mas tranquilizou a população, garantindo que a Sanesul já tomou as providências, emitindo novas contas com valores corretos das faturas.