Quatro vereadores foram contrários ao índice oferecido pelo Executivo e votaram contra o projeto que tinha apoio da maioria dos sindicatos
A Câmara Municipal de Dourados aprovou, na sessão ordinária desta segunda-feira (22), o aumento proposto pelo Executivo ao funcionalismo municipal. O índice de 6% é linear para todas as categorias e retroativo ao mês de abril. O aumento salarial dos servidores foi aprovado com 13 votos favoráveis, contra quatro contrários ao reajuste e duas abstenções.
A sessão, porém, não foi das mais tranquilas. Representantes do Simted, o Sindicato dos Professores, protestaram em vários momentos, já que queriam um aumento maior ao oferecido às demais categorias e aprovado pelos respectivos sindicatos.
A proposta do Poder Executivo de 6% para todos os servidores, independente da categoria, é maior que a inflação no período, que fechou abril em 4,18%. Os vereadores Marcão da Sepriva (Solidariedade), Daniel Júnior (Patriota), Marcelo Mourão (Podemos), Tio Bubi (PSD), Cemar Arnal (Solidariedade), Laudir Munaretto (MDB), Maurício Lemes (PSB), Olavo Sul (MDB), Jânio Miguel (PTB), Sérgio Nogueira (PSDB), Creusimar Barbosa (União Brasil), Dr. Diogo (PSDB) e Juscelino Cabral (PSDB) votaram favoráveis ao aumento dos servidores, que deve chegar ao bolso dos servidores com o vencimento deste mês.
Por outro lado, mesmo com esse ganho real no período, os vereadores Fábio Luís (Republicanos), Elias Ishy (PT), Tânia Cristina (PP) e Márcio Pudim (PSDB) foram contrários ao aumento concedido aos servidores e votaram “não”. Os vereadores Rogério Yuri (PSDB) e Liandra da Saúde (PTB) estavam ausentes.
Segundo a prefeitura, com o reajuste proposto pelo Poder Executivo e aprovado pelos vereadores, os professores conseguiram acumular, nos últimos dois anos, aumentos maiores que a inflação acumulada no período, que é de 16,31%. Em 2022 o reajuste concedido foi de 18,86% e agora, com mais 6%, esse índice chega em quase 25%. Dessa forma, a correção permite que na Rede Municipal de Dourados, 100% dos professores recebam o Piso Nacional da categoria.